CARLINHOS Vaz, um show de compositor

Carlinhos Vaz é um dos destaques da cultora, artes e música brasileira na comunidade

0
1270

Acerca de duas semanas Carlinhos Vaz, mineiro de Resplendor, Minas Gerais reuniu os seus fãs e amigos no Ryles Jazz Club em Cambridge para celebrar e cantar as canções deste consagrado compositor que encanta a todos, no show ‘Eles Cantam & Tocam as Músicas de Carlinhos Vaz’.

Carlinhos Vaz

Carlinhos Vaz chegou aos Estados Unidos no final da década de 1970 e sempre morou na região de Allston-Brighton e conheceu a MPB ao assistir ao ensaio e um show de Gilberto Gil na Boston University. “A música foi Rouxinol, e com ela redescobri a música popular brasileira, já que havia me afastado dela quando vim para os Estados Unidos. Interessante que na mesma semana que assisti o show do Gil ganhei um disco com as canções de Milton Nascimento e conheci as músicas de Alceu Valença, Chico Buarque e Caetano Veloso. Nos anos 2000 aprendi a gostar do brazilian jazz, e tenho influências de diversos cantores e compositores brasileiros”, diz Carlinhos.

Em 1993, Carlinhos compôs ‘Minas Gerais’, que gravou com a produção e arranjos de Carlos Rocha, com quem aprendeu a tocar violão. “Toquei cinco músicas e achei que o Rocha não tinha gostado. Ele é exigente e atento a todos os detalhes e na aula seguinte ele me pediu que tocasse novamente as minhas cinco músicas. Fez questão que eu gravasse as músicas, fez os arranjos e foi o meu primeiro CD. As músicas são ‘Mestre Emanuel’; ‘São Paulo/Orion’; ‘Ana Claudia’; Senhor Presidente’; ‘Caetano’; ‘England x Ireland’; ‘Minas Gerais’; E Foi’; ‘Parabólica’; ‘The End’; ‘São Paulo/Orion Instrumental’ e ‘Minas Gerais’”, continua.

Carlinhos Vaz tem quatro CDs gravados – ‘Minas Gerais’ de 1995; ‘A New Day’ em inglês de 2000; ‘Amigos Cantam Carlinhos Vaz’ de 1997-1998 e ‘A Jornada’ de 1999. Compôs 48 músicas, das quais 26 são inéditas e todos os CDs foram de produção executiva do próprio Carlinhos Vaz. A música ‘Parabólica’ foi feita em parceria com Eduardo Lobinho.

O quinto CD de Carlinhos Vaz deve sair em 2018 e ele entra em estúdio em junho com Ari Mendes.

O show ‘Eles Cantam & Tocam as Músicas de Carlinhos Vaz’ teve as participações de Ebinho Cardoso; Fernando Michelin; Teresa Inês; Ian Cardoso e Tiago Michelin, além da participação especial do próprio Carlinhos Vaz e arrebataram a casa lotada que aplaudiu de pé.

Aos 63, Carlinhos Vaz nasceu na Fazenda Bonsucesso que era de propriedade de seu pai e teve uma infância feliz, ele que é o caçula de uma família de 12 irmãos. “Como eu me defino? Como um compositor e músico que gosta do que faz e que faço músicas que as pessoas gostam e apreciam”, finaliza. Para saber mais e ouvir as composições de Carlinhos Vaz clique aqui.

Fotos: acervo particular. Fotos da capa e de compartilhamento, Teresa Inês e Carlinhos Vaz.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros