A vida é cheia de surpresas

Não sabemos o que está nos aguardando amanhã

0
188
Surpresas passam pelo conhecimento do passado e o desconhecimento do futuro

Esta é uma afirmação comum a grande maioria de nós. Em parte ela se deve ao fato de que não temos controle sobre nossa vida, nossos dias e, principalmente, nosso futuro. Não sabemos o que irá nos acontecer, não sabemos o que está nos aguardando amanhã. Esta incerteza promove em nós, quando o resultado é diferente do esperado, este sentimento de “poxa que surpresa!” A segunda razão pela qual nos sentimos assim é que temos uma ideia mais ou menos mapeada em nossa cabeça de como nossa vida deve correr. Não só mapeada mas também romantizada. 

Criamos expectativas, idealizamos relacionamentos, construímos expectativas, e muitas vezes simplesmente não acontece conforme o script. E não acontece por tantas e diferentes razões. Pela própria dinâmica da vida, mas também e sobretudo, pelo fato de que o mapeamento da nossa vida pode até ser feito por nós, mas a decisão final quanto ao seu desenrolar está nas mãos do Criador. 

Creio então que, na maioria das vezes, as chamadas surpresas nada mais são do que uma interpretação errada de como a vida deveria ser. Uma dia não haverá mais surpresas, porque nossas idealizações serão corretas, nossos pecados extintos, nossas expectativas limpas e claras diante de Deus e acima de tudo não haverá mais surpresas porque estaremos com o Senhor para sempre. 

Mas até este dia chegar, gostaria de dar a vocês algumas dicas de como amenizar, não as surpresas da vida, porque não poderia faze-lo de maneira nenhuma, mas nossas reações a estas surpresas. Aqui vão algumas: a) Faça sem esperar retorno. Uma das formas mais seguras de se frustrar na vida é esperar que as pessoas respondam às nossas ações de forma positiva ou agradável. b) Que sua mão direita não saiba do que a esquerda fez. Discrição e modéstia te promoverão uma vida mais feliz e menos decepcionante. Nosso desejo deve ser de agradar a Deus, desde que ele saiba isto é o que nos interessa. c) Sinta-se feliz por estar sendo um instrumento de Deus. Nossa alegria deve repousar no fato de que pela sua bondade Deus nos concedeu dons e talentos e que, usá-los para abençoar as pessoas é o equivalente a fazermos para o próprio Deus, pelo menos estas foram as palavras de Jesus. d) Que nosso alvo na vida é nos tornar cada dia mais parecidos com Jesus de Nazaré. Ele nos deixou exemplo, aliás, a epístola de Pedro diz que “ele nos deixou exemplo para seguirdes em seus passos”, o apóstolo Paulo disse que deveríamos “ser imitadores dele assim como ele era de Cristo”. 

Se Cristo sofreu, foi traído por pessoas que pareciam ser amigos, vendido por dinheiro, abandonado quando precisava de companhia, julgado de forma indevida e injusta por um tribunal corrupto, e por fim pagou por uma culpa que não era dele. Por que imaginamos que não poderíamos passar pelo mesmo? 

O que não podemos no entanto, nunca perder de vista, é que assim como por tudo isto que Cristo passou nós tivemos acesso a restauração, ao perdão dos nossos pecados e a vida eterna, se assim vivermos, seremos também promotores de vida, de bênção e de bondade. E se há uma coisa que este nosso mundo está carente é de bondade. Deus te abençoe.

Manoel Oliveira

Manoel Oliveira, D.Min, é pastor Presbiteriano ligado à P.C.A. Plantou e pastoreia desde 1999 a New Life Church em Framingham, Massachussets, USA. É casado com Ana Célia e pai de Sarah e Pedro. Conecte-se com o pastor Manoel Oliveira nas redes sociais: Facebook: fb.me/prmanoeloliveira Instagram: instagram.com/manoeloliveiranlc Youtube: youtube.com/c/prmanoeloliveira [...]