Uma comunidade sem lugar para criminosos…

Criminosos tentam se esconder nos Estados Unidos, mas acabam sendo capturados

0
1632
Irmãos Ribeiro assassinaram um adolescente para roubar um telefone celular. Foto/ERO Boston

Se por um lado há nos Estados Unidos, gente como os relatados em reportagens publicadas recentemente no Metropolitan News USA, pessoas que buscam viver a margem da sociedade e que preconizam como poucos o termo levar vantagem e sempre achando que vão se dar bem, e que ninguém vai conferir ou fiscalizar o que fazem, que apostam na impunidade e na credulidade de gente que investe dinheiro suado e batalhado e quando as coisas dão erradas não sabem como recorrer, se bem que quem investe dinheiro bom na conversa fiada e no lero lero de gente do tipo, mesmo que seja quem acabou de chegar, o que torna o caso ainda mais grave.

Gente como Deann Pires de Mello, Thomás Francis Donschat, Jaconias Rosa Pereira, Diogo de Sales Gomes, Jefferson Ferreira de Almeida, os irmãos Deivide Denis Lino Ribeiro e James Taylon Lino Ribeiro (foto da capa) e mais recentemente Lenaria Aparecida Pereira Sandoval, alguns deles criminosos condenados por assassinatos, tráfico de drogas e roubo, entre outros crimes, que fugiram do Brasil e buscaram refúgio nos Estados Unidos, pensando que estariam livre do alcance da Justiça. Mas não estão…

Tem também gente que rouba dados bancários sem cerimônia alguma pode até escapar da enrascada em que se metem mas o que queremos neste editorial é falar de milhares de pessoas que batalham de sol a sol para ter as suas coisas honestamente. Constantemente reportagens mostram um outro Brasil, que poderíamos escrever com Z, que funciona e prospera em todos os aspectos. É o que está nos Estados Unidos, principalmente em Massachusetts, como também na Flórida, em New York, em New Jersey e em outros lugares onde há brasileiros trabalhando.

Este Brasil é extremamente empreendedor, honesto e próspero, pois paga impostos e sabe que o dinheiro vai ser devolvido em benefícios sociais, sabe de antemão quais são as regras do jogo, dá emprego, fomenta progresso, cumpre com as suas obrigações e tem a chance de enriquecer a custa do seu trabalho.

É certo que em muitos negócios o empresário começa como um trabalhador informal para depois criar o seu próprio negócio, ressaltado aí, aqueles negócios que não dependem de autorizações e licenças especiais, como por exemplo, um bar ou restaurante, que só vai poder abrir no dia em que tiver liberado para funcionar pelas autoridades.

O exemplo de Massachusetts, é claro e objetivo e mostra que é possível sim, fazer sucesso e ser um empreendedor limpando casas, e são milhares de brasileiros que ganham honestamente o seu pão de cada dia fazendo isto. Hoje há brasileiras, principalmente, dirigindo por muitas milhas para limpar casas em estados vizinhos, como New Hampshire, Maine, Rhode Island e Connecticut, por causa da qualidade do seu trabalho.

Há também o sempre aquecido mercado das construções, pintura, landscape, reformas e reparos que movimenta milhões de dólares a cada ano, e é possível notar que novas e importantes empresas de brasileiros surgem para conquistar o seu espaço e conquistar novos mercados. 

Há empresas americanas que dão preferência a companhias dirigidas por brasileiros pela facilidade com que os serviços são executados. Tudo isto faz girar mecanismos financeiros imensos, que envolve pagamento de impostos e taxas, seguros apropriados, aquisição de máquinas e equipamentos, veículos novos, etc. 

Há empresas e empreendimentos de brasileiros que cresceram mais nos últimos cinco anos, do que suas congêneres americanas, por exemplo. A que se deve isto? Certamente à pujança e dedicação dos nossos patrícios que enxergam oportunidades que outros desprezam. Não está se incluindo aqui os empreendedores que prestam serviços unicamente à comunidade brasileira, que por seu lado não deixam de ter um razoável sucesso.  

Este Brasil com Z, sabe que poderia crescer muito mais se houvesse disponível leis de legalização, o que daria mais segurança para que outros brasileiros se lançassem no mercado como empreendedores.

Mesmo muitas vezes não dispondo de informação adequada como pesquisas de mercados qualitativas e específicas, ou de assessoria e orientação especializada é possível observar o quanto há de coragem na nossa gente empreendedora. Se tais empresas irão se manter pelos próximos 10, 20 ou 30 anos é uma outra questão importante e que será determinante para mostrar se os empreendedores brasileiros são mesmo capazes de administrar com sucesso os seus negócios.

Mas o que importa é que hoje uma multidão de brasileiros – homens e mulheres, podem bater no peito e dizer que estão tornando o sonho americano de prosperidade num fato real, concreto, e provavelmente milionário. Só que há a necessidade de aprimoramento em todos os sentidos, pois se o sucesso é demorado, árduo e difícil de ser conquistado, mas muito fácil de ir por água abaixo, pois o caminho é cheio de armadilhas.

Enquanto criminosos fugitivos continuam entrando pelo cano, graças ao exemplar das autoridades americanas, o Brasil com Z caminha para compreender que o sucesso passa necessariamente pelo pagamento adequado de salários e horas extras, pela responsabilidade de assumir quando um funcionário sofre um acidente no trabalho e declarar o que de fato aconteceu e que o trabalho digno e honesto é o que importa…

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros