Exclusivo: deportado dos EUA, cúmplice de assassinato cumpre pena em regime semi-aberto

Irmãos foram condenados por latrocínio em Mendes Pimentel, Minas Gerais

0
2361
James Taylon Lino Ribeiro cumpre a sua pena em regime semi-aberto. Foto: ICE/ERO Boston
Deivide Denis Lino Ribeiro, cumpre pena em regime fechado. Foto: ICE/ERO Boston

Condenados por assassinato, os irmãos Deivide Denis Lino Ribeiro e James Taylon Lino Ribeiro, foram presos em Everett, Massachusetts em 13 de maio de 2022 e deportados para o Brasil em julho do mesmo ano, por serem fugitivos da Justiça.

Deivede Denis atirou pelas costas e matou o adolescente Altino Gabriel de Souza Neto, 16 anos, em Mendes Pimentel, Minas Gerais, em um assalto em que ele tentou roubar o iPhone do rapaz, que morreu na hora. James Taylon, era o piloto da motocicleta que transportava os dois assaltantes.

Devide Denis e James Taylon, foram indiciados, julgados e condenados respectivamente a 39 anos e 19 anos de cadeia. Deivide foi condenado por latrocínio que é o crime de roubo seguido de morte e James por cumplicidade no assassinato de Altino Neto. Para evitar a prisão, os irmãos vieram para os Estados Unidos onde moraram até que seus nomes foram incluídos na Difusão Vermelha da Interpol.

A reportagem do METROPOLITAN NEWS USA apurou que Deiveide James cumpre e sua pena na Penitenciária Nelson Hungria em Contagem, Minas Gerais, em regime fechado; já James Taylon, está no Presídio Regional de Mantena, Minas Gerais, onde cumpre sua condenação em regime semi-aberto.

Relembre o caso
Deivide Denis Lino Ribeiro, 32 anos, e James Taylon Lino Ribeiro, 29 anos, tem uma história de violência e sangue frio na prática reiterada de crimes na região de Central de Minas, Minas Gerais onde moravam. Deivide e James faziam parte de uma violenta quadrilha de ladrões que eram especializados em roubar postos de gasolina e estabelecimentos comerciais na região. Um dos roubos que fizeram foi contra uma vendedora de jóias de quem levaram cerca de R$ 700 mil em peças de ouro. Parte do material roubado foi recuperado na casa de Deivide.

Na noite de 13 de dezembro de 2014, Deivede e James, foram em uma motocicleta para Mendes Pimentel também em Minas Gerais para assaltar um posto de gasolina, por volta das oito horas da noite. Porém, o estabelecimento havia fechado e Altino estava na calçada esperando por uma carona para ir a uma formatura em Governador Valadares.

Frustrados por não conseguirem roubar o posto de gasolina, Deivide e James decidiram assaltar Altino e roubar o seu iPhone, que assustado, correu e Deivide atirou pelas costas matando-o instantaneamente.

Na sequência Deivide e James assaltaram uma mulher de quem roubaram o telefone e fugiram para Central de Minas. Dois dias depois da morte do Altino, a polícia rastreou o telefone que foi roubado da mulher e que já havia sido vendido para outra pessoa, que pressionada contou de quem havia comprado o aparelho, o que fez com que as investigações chegassem nos assassinos de Altino. A polícia prendeu Deivide e James que foram levados para Mendes Pimentel. Uma gravação de uma câmera de segurança mostrou o crime e corroborou as investigações da Polícia Civil de Minas Gerais.

As prisões de Deivide e James na delegacia de polícia de Central de Minas, provocou comoção e revolta da população que queria linchar os dois irmãos, que foram levados para Governador Valadares. Como não havia flagrante, e com bons advogados, Deivide e James foram colocados em liberdade até que fossem julgados pela Justiça de Minas Gerais.

Com a condenação, Deivide Denis Lino Ribeiro e James Taylon Lino Ribeiro, fugiram para os Estados Unidos e radicaram-se em Everett, na região de Boston, Massachusetts

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros