Siga-me se for capaz

Um líder é um referencial para outros que desejam seguir o mesmo caminho

0
142
Um líder influente transforma quem está perto dele em pessoas melhores. Imagem: ilustração

Um dos maiores problemas nas empresas ou em qualquer outra instituição é a questão da liderança. Segundo um famoso palestrante na área empresarial “estamos vivendo uma crise de falta de líderes”. Concordo que a colocação é um pouco exagerada, mas também aceito que ele tem alguma razão. Talvez pelo fato que a definição de liderança é muito ampla e ao mesmo tempo mal entendida por muitos. É comum por exemplo confundirem gerenciamento com liderança. O gerente reproduz, o líder cria. O gerente faz acontecer o líder idealiza.

Na percepção popular líder é quem manda. Quem dá ordens. Se está à frente de alguma coisa é porque deve ser o líder. Nada poderia estar mais longe da realidade. Nosso conceito latino americano de relacionar liderança com domínio, fruto da herança do regime militar, precisa ser banido da mente daqueles que desejam ser bem sucedidos como líder e promotores de mudanças significativas. Só o fato de um pretenso líder ter que apontar para si e dizer que é o líder revela o contrário. Líder é reconhecido e não auto-nomeado.

Liderança é influência, nada mais, nada menos. Este é talvez o conceito de liderança preferido por vários expoentes do campo empresarial entre eles John Maxwell que diz que “aquele que pensa ser um líder mas que não tem ninguém que o segue, está apenas dando um passeio”. Ou ainda; se você quer saber se é um líder olhe por cima dos seus ombros e veja quantos o estão seguindo. Influência é o que atrai pessoas aos seus líderes; não o medo, não a coerção, não a autoridade. 

O líder verdadeiro influencia com sua vida, com sua ética, moral e comportamento. Liderança não é domínio, isto é próprio dos ditadores que oprimem e exigem de seus subordinados ou seguidores uma obediência cega, daí dar-se a eles o título de insubordinados quando não seguem as normas estabelecidas.

Existem diversos tipos e esferas de influência e o líder deve saber quais são as tipologias mais adequadas para determinado tipo de grupo. Por exemplo, a influência por espiritualidade não é o tipo de influência que determinará a ação de militares, mas ambas são geradas pela postura de seus líderes. Ou seja, vale para o pastor tanto quanto para o general que eles devem ser íntegros. Tanto o empresário, o professor ou o pastor influenciarão a partir de bases semelhantes, muito embora o desdobramento da liderança os levará a caminhos distintos.

A influência de um líder transforma as pessoas que estão perto dele em pessoas melhores. Estar perto de um líder autêntico eleva, melhora e inspira os outros a crescerem. Neste caso Cristo deixou-nos um exemplo supremo de liderança por influência. Ao mesmo tempo que atraía para si as pessoas pela sua influência, estas mesmas pessoas eram desafiadas a uma mudança de vida radical. Vários dos seguidores de Cristo se tornaram líderes exponenciais que influenciaram sua geração e marcaram a história.

É fato que existe uma carência de líderes nestes termos. Temos muitos usurpadores desta maravilhosa função. Creio que devemos fazer um raio X da nossa liderança e com precisão cirúrgica descobrir que tipo de líder somos. Nunca é tarde para mudar. Você pode ter certeza que suas mudanças promoverão crescimento para sua empresa, desenvolvimento para aqueles que estão perto de você, e um referencial para outros que desejam seguir o mesmo caminho.

Manoel Oliveira

Manoel Oliveira, D.Min, é pastor Presbiteriano ligado à P.C.A. Plantou e pastoreia desde 1999 a New Life Church em Framingham, Massachussets, USA. É casado com Ana Célia e pai de Sarah e Pedro. Conecte-se com o pastor Manoel Oliveira nas redes sociais: Facebook: fb.me/prmanoeloliveira Instagram: instagram.com/manoeloliveiranlc Youtube: youtube.com/c/prmanoeloliveira [...]