O voo do Flamengo

O futebol produz de tudo. Até clubes pobres e empresários ricos

0
162

1. Sem Scarpa e Danilo, o Palmeiras não conseguiu jogar e perdeu uma invencibilidade de 20 jogos, jogando fora de casa na Libertadores. A derrota para o Athletico-PR demonstrou que um clube rico como o Palmeiras fez apostas erradas em Navarro, Lopez e Merentiel, meras promessas ao invés de contratar um centroavante artilheiro. Agora é se preparar para encarar nova retranca, armada por Felipão.

2. Fui almoçar no Brazil on Ferry e visitar meu seleto amigo Paulinho Tedesco. Enquanto almoçava, Paulinho se aproximou de minha mesa, curvou-se e disse baixinho no meu ouvido “se o Flamengo A vencer a Copa do Brasil e o Flamengo B, vencer o Brasileirão, os dois irão se enfrentar na Supercopa do Brasil?” Antes que eu desse uma resposta o Paulinho explodiu em uma gargalhada e correu para a cozinha. Vai vendo Paulinho, vai vendo…

3. O técnico Dorival Jr. comprou o bilhete premiado ao aceitar o convite do Flamengo. Dorival tem em seu currículo a Copa do Brasil de 2010, dirigindo o Santos de Ganso e Neymar, a Recopa Sul-Americana em 2011 com o Internacional e um título da Série B com o Vasco em 2009. Com grandes possibilidades de vencer a Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, Dorival Jr. enriquecerá seu currículo, e com certeza será lançado como candidato para substituir Tite na seleção brasileira. Dorival é ‘oto patamar’.

4. A derrota do Palmeiras para o Athletico-PR, pegou mal para Abel Ferreira. No empate de 0x0 pelas quartas de final da Libertadores, Abel depois do jogo deu algumas orientações ao técnico Cuca, de como deveria ter armado o time para aproveitar a vantagem de um jogador a mais. O Palmeiras de Abel perdeu para o Athletico-PR de Felipão, jogando com um a mais. Como dizia vovó Filó, “pimenta no toba dos outros é refresco”.

5. Após mais uma derrota do Botafogo, desta vez para o Flamengo por 1×0, um repórter perguntou ao técnico Luis Castro, do Botafogo se a diferença de apenas dois pontos da zona de rebaixamento o preocupava. O gajo lusitano foi firme na resposta “meu time está olhando pra cima”. Diz um gaiato botafoguense “esse português está olhando a tabela de cabeça pra baixo”.

6. O dono da SAF do Botafogo já está começando a ganhar dinheiro com o seu clube. Dentre os jogadores que Textor está mandando para a Europa por empréstimo, está o jovem centroavante Erison, o único que marca gol pelo Botafogo. Erison vai para o Estoril de Portugal que será a vitrine do atacante na Europa. Textor, planeja vender o atacante por 12 milhões de euros. Vai vendo torcida. Vai vendo…

7. Por falar John Textor, ele fez contato com o prefeito do Rio, Eduardo Paes e sinalizou o desejo de acabar com a pista de atletismo do Engenhão, para colocar arquibancadas que aproximem a torcida dos jogadores (defeito do estádio). De repente, do nada, o deputado estadual André Ceciliano (PT), elaborou um projeto de lei pedindo o tombamento da pista de atletismo, do estádio Nilton Santos. Ele não quer o tombamento pelo estado do estádio, ele só quer a pista de atletismo (?), ou seja derrubem o estádio e deixem a pista de atletismo, no meio do caminho. Dois fatos chamaram a atenção, o primeiro é que a proposta foi colocada, como caráter emergencial (?) ou seja, colocada na frente de todos os outros projetos de lei. O segundo fato é que vários ex-atletas, se manifestaram a favor do tombamento da pista, que desde a sua inauguração em 2007 foi usada em cinco ou seis eventos. Esses ex-atletas, tão zelosos, deveriam cobrar do governo do estado, a recuperação do estádio de atletismo Célio de Barros, destruído para a construção do novo Maracanã e abandonado pela empreiteira Odebrecht. Ah, ia me esquecendo, o nobre deputado Ceciliano, envolvido no esquema de corrupção do ex-governador Wilson Witzel, é candidato ao Senado. Agora entendi…

8. Por que um clube de futebol, pra contratar um jogador ou treinador, não entra em contato com o próprio ou com o empresário? Por que um clube de futebol, precisa de um intermediário para esses contatos? O senhor André Cury é um dos que poderiam explicar o porque. André Cury, cobra do Galo, na justiça R$ 64 milhões, em comissões não recebidas por intermediação na contratação de jogadores e treinadores, em um total de dezenove, indo de Dudamel até Lucas Pratto, passando entre outros comi Leandrinho, Zé Welison, Rosinei, Vina, Denilson, Mansur e é melhor parar por aqui. Coitado de ti, futebol brasileiro.

9. O poderio econômico do futebol brasileiro, está reduzindo a pó, a rivalidade com os hermanos argentinos. Velez 0x4 Flamengo é a realidade nua e crua desse abismo, que separa economicamente o futebol de Brasil e Argentina. Seleção nacional é outra história, tô falando a nível de clubes.

10. Dorival Jr, brinca muito. O time do Flamengo, tá voando baixo. No jogo de ida, em Buenos Aires goleou por 4×0. Faz o jogo de volta no Maracanã lotado e diz que o Flamengo, ainda não está na final. Não tem nada decidido. Deixa de falsa humildade.

Foto da capa: Marcelo Cortes/CR Flamengo

Alfredo Melo

Alfredo Melo é uma enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior...