Novembro é o mês da prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul é o mês da conscientização e da prevenção do câncer de próstata

0
144
A prevenção ao câncer de próstata deve ser feita com frequência

Considerado um câncer da terceira idade, o câncer de próstata deve ser diagnosticado e tratado rapidamente para reduzir os riscos de mortalidade. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência entre os homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos, quando comparados aos países em desenvolvimento.

Ouça em português o spot da campanha de renovação da sua cobertura de saúde do MassHealth

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, têm os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Dados de uma pesquisa divulgada pela American Cancer Society (ACS), em 2021, estima-se que 248.530 novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados nos Estados Unidos; sendo que aproximadamente 34.130 homens morreram da doença. Nos Estados Unidos, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer.

Prevenção e tratamento
A próstata é uma glândula masculina localizada na parte baixa do abdômen. Tem a forma de maçã e situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Os médicos que homens a partir dos 45 anos devem procurar um médico para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de suas limitações: somente a porção posterior e lateral da próstata pode ser apalpada. É recomendável fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico preciso, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

Informações sobre o câncer de próstata
– Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico;
– O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens;
– Mais de 97% dos tumores de próstata ocorrem em homens com mais de 50 anos;
– Cerca de 10% dos homens com 70 anos ou mais têm câncer de próstata; 
– Muitos homens por constrangimento não fazem o exame de câncer de próstata;
– O câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo;
– Na dúvida procure um médico

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros