Imigração: ‘Fui alertado, mas mesmo assim cai em um golpe’

0
1002

Em 2013, o Jornal dos Sports USA publicou uma série de reportagens sobre imigração e contou as histórias de alguns brasileiros que vieram pelo México ou com vistos válidos. A história de Rubens Ribeiro foi das narrativas e de como desperdiçou a chance que teve de legalização.

‘Fui avisado, mas não liguei’
Sabe aquela situação onde a gente é avisado por amigos, pela mulher e até pelo destino que não deve fazer uma coisa mas acaba fazendo e se arrepende para o resto da vida? Pois este sou eu. Cheguei aos Estados Unidos em março de 1998 e depois de uns meses na Flórida mudei-me para Everett, Massachusetts e comecei a trabalhar limpando escritórios e logo fui trabalhar na construção onde ganhei algum dinheiro, pois fazia muitas horas por semana. Em 2000 quando saiu a lei do trabalho, o meu patrão disse que assinava para quem quisesse e então decidi que ia entrar com um processo. Os meus colegas de trabalho fizeram os processos deles com um advogado americano e em pouco tempo tinham autorização de trabalho e social. Por economia besta, decidi que não iria no mesmo advogado deles pois custaria mais ou menos uns US$ 1 mil a mais. Optei por fazer com uma mulher hispânica que não me lembro de que nacionalidade era, e que cobrou bem menos que o advogado. Levei todos os papéis, paguei todo o processo e cada vez que cobrava dela o andamento do processo recebia respostas evasivas e sem sentido, sem contar que sempre ela queria mais dinheiro. Um dia fui no escritório dela em East Boston e encontrei pelo menos umas 30 pessoas que reclamavam as mesmas coisas que eu. Aquilo me deixou cismado, mas mesmo assim acreditei nas respostas dela. Bem, jamais recebi um papel sequer do Departamento do Trabalho ou da Imigração, até que um dia descobri toda a verdade. Ela que não era advogada, pegou o dinheiro de muita gente e de uns ela deu entrada realmente, mas de outros não, sem contar os processos que ela abandonou pela metade que era o meu caso. Alguns dos lesados entraram na justiça contra ela que chegou a ser presa e depois foi embora dos Estados Unidos sem ressarcir dinheiro de ninguém. Não teve jeito e quando fui atrás de outro advogado já era tarde demais e frustrado, roubado e decepcionado decidi vir embora para o Brasil no final de 2004. O mais triste de tudo isto é que um dos brasileiros que viajaram no mesmo avião que eu estava era um dos meus colegas de trabalho que haviam optado pelo advogado americano e que ia visitar a família no Brasil. Foi muito triste e durante muito tempo carreguei a frustração disto e aprendi a lição de que o barato as vezes sai muito, mas muito caro mesmo e que em alguns casos a economia aparente é um desastre total no final. Com isto perdi a chance de dar à minha família uma vida melhor em todos os aspectos”.
Rubens Ribeiro é empresário e mora no Espírito Santo atualmente.

Imagem meramente ilustrativa

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros