EDEL Holz e suas 365 mulheres

Edel Holz é a mais premiada promotora do teatro brasileiro nos Estados Unidos

0
896
Rir de si mesmas é o desafio proposta por Edel Holz para todas as mulheres

De mente brilhante e profícua na sua produção teatral e cultural, Edel Holz apresenta um dos seus grandes projetos para 2019 – 365 mulheres em vídeos que são publicados na sua página no Facebook. Edel falou ao JS News sobre o tema e como idealizou o projeto.

Edel Holz. Foto: Edson Jan

“Em 1997, após uma decepção amorosa, fui amparada por um grande amigo – o ator Tadeu Di Pietro. Foi em sua casa, no Bairro de Santana, São Paulo, que criei minhas personagens e uma forma nova de escrever comédia: poesias cômicas teatralizadas. Tadeu e Rosi Campos me dirigiram e estreei A Flor Cômica no Café do Teatro dos 4, no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro, com sucesso. Amigos como Licurgo Spinola, Adriana Zattar, Alexandra Richter, Marta Francis, Luis Salem e Juliana Baroni apoiaram meu projeto e os dois dias de espetáculo resultaram em casa cheia e sucesso total. Viajei o Brasil inteiro com essa peça e de certa forma, abri caminho para atrizes não conhecidas do grande público produzirem seus próprios trabalhos e escreverem suas histórias ‘Por que não?’. Comemorei meus 50 anos, com uma festa linda produzida pela minha querida Andreza Moon no The Center for Arts at the Armory em Somerville, Massachusetts, presenteando o público com minhas mulheres, que são o melhor de mim. Fui entrevistada pelo Jô Soares duas vezes por causa delas. Nos Estados Unidos, produzi, dirigi e escrevi inúmeros espetáculos, dando oportunidade para muitos artistas de experimentarem a delícia do palco e esqueci de mim. De criar as mulheres que fazem parte da minha vida e da minha essência”, diz Edel sobre um dos seus projetos para este ano.

“No Dia Internacional da Mulher de 2019, resolvi me desafiar e interpretar uma mulher por dia, homenageando assim, as mulheres importantes da minha vida e todas as mulheres do mundo. Somos o princípio de tudo. Damos a vida à uma pessoa e nosso dia ao meu ver, deve ser todo dia. Como sou péssima com tecnologia, optei por vídeos simples, aceito toques de quem entende e quando demoro postar, as pessoas perguntam:- Cadê a mulher de hoje? É um prazer ficar pertinho de quem amamos, para matarmos a saudade um cadinho. Elas todas estão dentro de mim: a hipocondríaca, a feia, a caipira, a mãe, a neurótica, a sapatão”, sobre suas personagens. 

“Aceito sugestões e ideias de novos tipos serão bem vindas, afinal criar 365 mulheres diferentes e interpretá-las não é uma tarefa fácil. Mas encarei esse desafio e mesmo quando a inspiração não der o ar da graça ou a tristeza e o desânimo insistirem em me abater, eu persistirei e conquistarei meu objetivo porque desistir não é uma palavra que existe no meu vocabulário. Por isso, peço a todos que se inscrevam no canal, curtam e compartilhem. Nós mulheres merecemos rir de nós mesmas porque o riso é sempre o melhor remédio!”, conclui Edel já pensando nas próximas mulheres que com brilhantismo vai retratar.

Para assistir a todos os episódios no canal de Edel Holz no YouTube, clique aqui. Reportagem publicada originalmente no JS News.

Fotos cedidas por Edel Holz

Todos os direitos © reservados. Permitida a reprodução total ou parcial desde que citada a fonte.

 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros