CORONAVÍRUS: como agir em caso de emergência

Não há vacinas disponíveis para se proteger contra o coronavírus

0
834
Coronavírus assusta e provoca pânico no mundo

O Coronavírus – COVID-19 – avança e causa pânico no mundo todo, com governos de diversos países decretando estado de emergência, além da Organização Mundial da Saúde (OMS) que promulgou uma pandemia mundial.

Em 10 de março o governador Charlie Baker declarou estado de emergência em Massachusetts, para que as autoridades sanitárias possam responder prontamente ao surto.

Na sexta-feira, 13 de março, o governador Charlie Baker, emitiu uma medida executiva de emergência que proíbe reuniões de mais de 250 pessoas no Estado de Massachusetts, incluíndo festas, celebrações, eventos esportivos e sociais, desfiles, paradas, festivais ou qualquer atividade semelhante que reúna pessoas em uma única sala, ambiente, auditório, salas de conferências, sala de reuniões, teatro ou qualquer espaço interno ou externo que seja confinado. Para ler na íntegra a ordem assinada pelo governador Baker clique aqui.

Para emergências de doenças infecciosas no Estado de Massachusetts ligue 617.983-6800, 24 horas por dia; sete dias na semana. Para saber sobre as estatísticas atualizadas sobre o COVID-19 no Estados Unidos acesse o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), clicando aqui.

Prevenção
– Muitas das coisas que você faz para ajudar a prevenir resfriados e a gripe pode ajudar a    protegê-lo contra outros vírus respiratórios, incluindo COVID-19;
– Lave as mãos frequentemente com sabão e água morna por pelo menos 20 segundos;
– Evite tocar seus olhos, nariz e boca;
– Limpe as coisas que são frequentemente tocadas (como maçanetas e bancadas) com spray de limpeza doméstica ou lenços umedecidos;
– Cobrir a boca  quando tossir ou espirrar. Use um lenço ou seu cotovelo interior, e não suas mãos;
– Fique em casa se estiver doente e evite contato próximo com outras pessoas;

Neste momento não há vacinas disponíveis para se proteger contra o coronavírus.

Sintomas
O Coronavírus – COVID-19 é uma nova doença respiratória, causada por um novo coronavírus que anteriormente não foi detectado em humanos. Os casos relatados vão desde sintomas leves de doença grave e morte para alguns infectados.

Os sintomas do coronavírus podem aparecer entre 2-14 dias após a exposição e incluem:
– Febre
– Tosse e falta de ar, e
– Em casos graves, pneumonia (líquido nos pulmões).

Ligue para o seu profissional de saúde se desenvolver sintomas e/ou tenha estado em contato próximo com alguém que tenha sido acometido pelo COVID-19 ou se você tiver viajado recentemente de uma área com ampla ou contínua propagação do coronavírus.

Dependendo da gravidade do caso, os profissionais da saúde podem determinar um monitoramento e/ou uma quarentena. Todos os casos são reportados imediatamente para as autoridades.

Imagens meramente ilustrativas

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros