CASOS de gripe dobram em relação a 2017

As autoridades recomendam a vacinação como forma de prevenção contra a gripe

0
2636

Com as baixas temperaturas do inverno, a gripe ataca como nunca e por mais que os especialistas disponibilizem vacinas, estão sempre um passo atrás. A gripe da estação é a perigosa H3N2, uma variação do vírus Influenza A. Segundo dados e informações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o H3N2 já foi detectado em 50 estados e atingiu no início do inverno cerca de 47 mil pessoas, o dobro do registrado no mesmo período em 2017.

Em Massachusetts entre os mais de 600 casos registrados de gripe nesta estação, cerca de 25 são do vírus H3N2.

A melhor forma de se proteger contra a gripe é tomar a vacina antes da temporada começar, mesmo que tenha se vacinado no ano passado. Os especialistas em saúde do CDC  recomendam que todas as pessoas com mais de 6 meses de idade tomem a vacina contra a gripe todos os anos.

A razão para isso é que a gripe pode ser muito grave: em Massachusetts milhares de moradores são internados a cada ano devido a complicações decorrentes da gripe, e cerca de centenas morrem por causa dela. A boa notícia é que muitas dessas hospitalizações e mortes podem ser prevenidas. Ao tomar a vacina, você e sua família podem se manter saudáveis nesta temporada.

Isto é especialmente importante se você ou alguém da sua família
• Estiver grávida
• Tiver um problema de saúde crônico como diabetes, asma, ou doença de coração, pulmão, fígado ou dos rins
• Estiver imunossuprimido
• Estiver muito acima do peso
• Tiver 50 anos ou mais.

A vacinação contra a gripe é de particular importância para crianças com menos de 5 anos, porque elas correm um risco maior de ter complicações graves se pegarem a gripe. Pela mesma razão, se você tiver em casa ou tomar conta de crianças com menos de 5 anos também deve tomar a vacina.

A vacina contra a gripe é segura e eficaz, e amplamente disponível. Este ano temos mais vacinas disponíveis do que nos anos anteriores.

Para obter mais informação sobre locais para tomar a vacina contra a gripe
• Ligue para o seu profissional de saúde
• Entre em contato com o departamento de saúde local
• Confira em uma farmácia próxima a você
• Acesse o portal em português do Estado de Massachusetts para saber como tratar e saber mais sobre o surto de gripe.

Para saber onde você pode se vacinar contra a gripe na sua cidade ou região clique aqui e digite o seu ZIP CODE.

Imagens meramente ilustrativas

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros