A HORA da solidariedade

Seja você também um/a voluntário/a

0
938
Máscaras produzidas por Gabriela e Helena Martin

A pandemia do coronavírus – COVID-19 – transformou o mundo mais rápido do que qualquer outro evento natural, humano ou tecnológico na história recente da humanidade. A cada dia aumenta a incerteza do que virá na próxima hora, já que os índices de contaminados e mortos crescem assustadoramente.

Em meio a tudo isto, surgem os exemplos de solidariedade principalmente com quem não se conhece, em contraste com as autoridades governamentais como acontece no Brasil e nos Estados Unidos.

Gabriela Martin, 7 anos

Um dos exemplos de solidariedade – são muitos – está bem aqui, na comunidade brasileira em Massachusetts. A estilista brasileira Helena Martin estava costurando máscaras junto com Gabriela sua filha, para doar para hospitais. Como não sabia para onde destinar, postou nas suas redes sociais uma foto de Gabriela costurando uma máscara. 

“Algum tempo depois recebi uma mensagem da Ilza Silva, minha amiga que é costureira, que também está confeccionando máscaras. Ela me disse que estava respondendo a um pedido de ajuda que está circulando proveniente do Somerville Health Alliance, pedindo a ajuda de costureiras voluntárias para confecção de máscaras para hospitais da rede. Pesquisei na internet e vi que vários outros hospitais de Massachusetts e do país estão fazendo o mesmo apelo. Após isso eu vi posts de outros três colegas no Facebook, os quais também estão confeccionando as máscaras”, diz Helena. Imediatamente, diversas pessoas aderiram ao chamado de Helena, entre elas Miriam DeLima e o também estilista Nilton Rodrigues, que replicou o pedido por mais voluntários.

Mirian DeLima, produz máscaras voluntariamente

A educadora e diretora da Escolinha de Português em Worcester Alice Sallese, atendeu ao apelo e deu o seu depoimento. “Uma amiga me ligou perguntando se eu conhecia costureiras, pois o patrão dela é médico do CELTICS e perguntou para ela a respeito, pois os hospitais estão sem quantidade suficiente de máscaras e precisam urgente do produto. Li uma reportagem em inglês e resolvi compartilhar para ajudar. Da comunidade católica de Worcester conseguimos quatro costureiras que carinhosamente doarão seu tempo para esta linda missão. Estamos aguardando o resultado de uma reunião entre os responsáveis pelo departamento de qualidade exigidas do UMASS Memorial, onde decidirão se a máscara confeccionada pela Juliana Godoi passará pelo controle de qualidade e então daremos início a partir daí. Assim que tivermos a resposta veremos o meio de confeccioná-las. A pessoa que tiver interesse em ajudar pode também entrar em contato clicar aqui e acessar a página onde também tem um vídeo de como fazer a máscara”, informa Alice. Quem mora na região de Worcester e desejar fazer parte da iniciativa, deve fazer contato com Alice, deve ligar para o telefone 774.275-1286 ou para Juliana Godoi no telefone 774.452-0896.

“Quero fazer as máscaras para doar e ajudar os hospitais”, diz Gabriela Martin, que aos sete anos mostrou que solidariedade não tem ocasião e nem idade. 

“Fico muito feliz em saber que muitos de nossa comunidade estão se engajando para ajudar de alguma forma nesse momento tão delicado”, finaliza Helena Martin. 

Como ajudar
(Publicado pelo Cambridge Health Alliance)
O Cambridge Health Alliance precisa da sua ajuda para fazer máscaras
Estamos aceitando voluntários que possam fazer máscaras em suas próprias casas para serem usadas no Cambridge Health Alliance. Quando recebermos as máscaras, iremos lavá-las e enviá-las para nossos hospitais e clínicas e compartilhar esse precioso recurso com a comunidade.

Neste link está o padrão das máscaras que necessitamos. Precisamos de algumas máscaras para crianças, mais a maioria das máscaras devem ser para adultos. 

Pedimos que usem tecido que seja 100% algodão, como por exemplo lençóis, mesmo que usados – por favor use duas camadas de tecido nas máscaras. Duas camadas facilitam a respiração do usuário e proporcionam 60% da proteção de máscaras cirúrgicas. Nós também pedimos que vocês coloquem um “bolso” no lado de dentro da máscara para que coloquemos um filtro. Tem sido sugerido que usemos filtros de aspiradores de pó, se você os tiver disponíveis, agradecemos sua doação. Se você não tiver elástico pode usar o tecido para fazer um fio que possa ser amarrado. Traga as máscaras para qualquer um de nossos hospitais (Somerville Hospital, Cambridge Hospital ou Everett Hospital) para o Safety Officer desk na entrada. Por favor, deixe seu nome e contato porque gostaríamos de te agradecer. Se você está impossibilitado de sair de casa, podemos buscar as máscaras em sua casa. Se esse for o caso, por favor, mande um e-mail para Julia Saggesse (jsaggese@challiance.org) que está organizando a coleta e a entrega das máscaras no CHA.

Se você gostaria de enviar as máscaras pelo correio, envie-as para o Somerville Hospital 236 Highland Ave. Somerville MA 02143 

Obrigada. 
Mary Cassesso CHA Foundation

Fotos das máscaras: Janini Tailor

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros