
Por ocasião da detenção de Frilei Brás em 8 de abril, a comunidade brasileira no South Shore, especialmente a da cidade de Stoughton, entrou em polvorosa e a pergunta que se fazia era se a polícia local estava colaborando com o ICE e entregando indocumentados. As teorias conspiratórias acerca da detenção de Frilei tomaram conta de muitas pessoas, já que muita gente ligou o fato com a crise pela qual passava a Rádio 650 AM. Hoje se sabe que a detenção de Frilei aconteceu porque ele tem uma carta de deportação pendente.
Porém e para amenizar a tensão que isto provocou, um grupo de moradores da cidade e da região, se reuniu com a polícia local, e a narrativa a seguir é da jornalista Shirley Nigri Farber, publisher da Bate Papo Magazine, que após a reunião teve a iniciativa de criar um movimento que pretende mostrar para a população americana que a comunidade brasileira pode e tem condições de fazer a diferença.

“Quando alguns brasileiros se reuniram com a polícia de Stoughton para discutir as prisões que vinham acontecendo, eu postei uma reportagem numa página americana de notícias de Stoughton. Os comentários dos americanos foram tristes. Tipo: ‘são ilegais, cometeram crimes, devem ser presos’. Ou ‘não tinham que estar neste país’. ‘O que eles querem? Pedir para que a polícia não cumpra as leis?’ Ou sobre o Frilei ‘já sabia que tinha ordem de deportação e ainda faz um quarto filho’. Uma hora eu pensei em pedir para os brasileiros entrarem na página para se defenderem, depois eu pensei que eles iriam ser ridicularizados ou humilhados por não dominarem o inglês. Foi então que tive a ideia de utilizar a experiência que eu tenho de quase 30 anos de publicidade e marketing para melhorar a imagem do imigrante. Aliás, a ideia inicial do programa Bate Papo com Shirley TV Show em 2005 era mostrar o lado bom da comunidade brasileira para os americanos. Devemos fazer algo para mudar um pouco a impressão que os americanos têm dos brasileiros. Acho que a coisa deve ser feita de forma localizada por cidade, o americano é bairrista. Uma vez que os brasileiros começarem a participar ativamente dos trabalhos voluntários que os americanos organizam dentro de suas cidades, acho que a comunidade brasileira será respeitada. Pensei então em formar um grupo de voluntários brasileiros ou melhor com nome em inglês Brazilian Volunteers BRAVO. Assim a cada vez que eu ficar sabendo que os americanos desta cidade de Stoughton ou de outras cidades estão arrecadando algo ou doando seu tempo, nós doaremos em nome da BRAVO e toda vez que um grupo de brasileiro for ajudar, deixe claro que faz parte o grupo de brasileiros.
No sábado, 19 de maio, quatro estudantes da high school de Stoughton morreram num acidente de carro em Bridgewater. A comunidade local movimentou-se o dia inteiro para fazer algo. Agora é hora da comunidade brasileira mostrar que faz parte da comunidade como um todo, que não arrecada dinheiro só para ajudar outros conterrâneos, mas que quer colaborar pois faz parte testa cidade.
Peço a Deus que um dia os brasileiros sejam reconhecidos pelos americanos não somente como bons trabalhadores, mas sim como pessoas generosas (pois já somos, só que eles não sentiram)”, afirma Shirley Nigri Farber.
O grupo Brazilain Volunteers já está aberto no Facebook e conta com mais de 700 membros. “As postagens que eu fiz em vários bazares convocando os brasileiros para serem voluntários foram muito bem aceitas, algumas com mais de 200 curtidas em dois dias. O brasileiro já entendeu que para ficar neste país tem de contribuir. Nosso primeiro projeto é ajudar o abrigo de mulheres e crianças chamado The Gan Rivkah Center na 18 Cedar Street, Milford. Eu contactei a diretora e ela me explicou os itens que são necessários. O abrigo tem 32 camas de solteiro, precisam de lençóis de solteiro, toalhas, roupas para mulheres e crianças, papel higiênico, papel toalha. O abrigo é o único que aceita famílias com cães e gatos. Por isso ela pede também ração já que as famílias recebem ajuda do governo para comprar comida (EBT) mas não para ração. As doações podem ser deixadas no local a qualquer hora. Pedimos que junto com a doação coloquem um cartão escrito ‘Brazilian Volunteers BRAVO’ para que sejamos reconhecidos como um grupo”, finaliza Shirley.
Postos de arrecadação para locais e abrigos diferentes
Stoughton
Hamk Studio da Helenita Morais
743 Washington Street E
Whitman
The Garage da Lilly
849 Temple Street
Recolhendo para o STOUGHTON FOOD BANK
Marlborough
Chic Hair Salon da Berenice
200 East Main Street
Recolhendo para o WOMEN’S LUNCH PLACE Boston
Everett
Just in Case Rental da Mari
310 Main Street
Recolhendo para o abrigo TRANSITIONS de CAMBRIDGE
Milford
Deixar no abrigo da 18 Cedar Street e colocar um cartão com nome Brazilian Volunteers