“FABIANE, culpou Dorvino pela morte de Ezequias”, diz delegado

Morador em Martha's Vineyard, Dorvino Rocha será extraditado para responder pelo crime

0
9876
Ezequias Bezerra da Silva

Uma trama diabólica que tirou a vida de Ezequias Bezerra da Silva, 43 anos, na noite de 14 de julho de 2017, uma sexta-feira, em uma estrada que liga Santa Luzia de Mantenópolis, Espírito Santo e Mantena, Minas Gerais, o que em um primeiro momento parecia ser um assalto, foi desvendada através de investigações pelo delegado Renan Alves dos Santos, da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Fabiane Paulino Floriano de Souza, mulher de Ezequias estava junto e escapou dos quatro tiros que atingiram o homem mortalmente. A primeira versão era que o casal fora vítima de um assalto, porém nos três depoimentos que prestou para a polícia, Fabiane deu versões diferentes e caiu em contradição diversas vezes.

“Por causa das contradições e das versões diferentes nos depoimentos da Fabiane, decidimos pedir a quebra do sigilo telefônico e bancário dela e encontramos informações que nos levaram ao autor do assassinato do Ezequias”, afirma o delegado Renan Alves dos Santos em entrevista ao blog.

Fabiane Paulino Floriano de Souza

A quebra do sigilo telefônico de Fabiane, mostrou diversas mensagens dela no dia do crime para o Dorvino Rocha Ribeiro, morador em Martha’s Vineyard, Estado de Massachusetts e para o Zeliano Militão da Silva, apontado como o assassino. Ainda de acordo com informações do delegado Renan, a quebra do sigilo bancário revelou que pouco depois do crime, Fabiane transferiu da conta dela para a conta da Eliana da Silva, que é irmã do Zeliano o valor de R$ 3,5 mil, sem que ambas conseguissem explicar o motivo. Dorvino usa o nome de Luciano Rocha nos Estados Unidos e se apresenta como cantor e compositor.

No dia do assassinato de Ezequias, a Polícia Militar do Espírito Santo encontrou o carro de Eliana pegando fogo em uma estrada perto do local do crime. As placas do carro foram arrancadas e a Eliana registrou um boletim de ocorrência de furto. “Havia diversas ligações do Zeliano para a Eliana, antes e depois do assassinato e mensagens da Fabiane para o Dorvino”, continua o delegado Renan. “O rastreamento do sinal do telefone do Zeliano, mostrou que ele estava no local e na hora da morte do Ezequias”, afirma o delegado. “Apesar de todas as evidências e provas, nenhum deles confessou o crime, mas a nossa convicção é de que houve premeditação e uma trama para o assassinato do Ezequias”. A versão de que os assassinos estavam em uma motocicleta não foi corroborada, pois não existe nenhuma prova de que isto seja verdade, segundo se apurou na investigação, sendo descartada também a possibilidade de que o crime era um latrocínio, já que nada foi roubado de Ezequias. A arma do crime não foi localizada.

Dorvino (Luciano) Rocha Ribeiro

Porém, faltava chegar em Dorvino, pois havia a dificuldade em identificar o número de telefone dele e as investigações concluíram que ele não só estava envolvido no crime como mandou o dinheiro para que o Zeliano matasse Ezequias. “Com a apreensão do telefone de Fabiane, encontramos diversas conversas entre ela e o Dorvino, e nenhuma delas tratava abertamente do planejamento do crime. Identificamos também um grande movimento de dinheiro que o Dorvino depositava na conta da Fabiane, que culpou-o pela morte do seu marido”, continua o delegado. 

Tão logo foi apurado o envolvimento de Dorvino, a Justiça solicitou o indiciamento dele e informou a Interpol e as autoridades americanas que havia um mandato de prisão contra ele. Dorvino foi preso e está sob custódia do ICE a espera da deportação para que seja julgado no Brasil.

Fabiane, Zeliano e Dorvino foram acusados de homícidio qualificado; Zeliano com o agravante de cometer um assassinato em troca de recompensa e obstrução da Justiça e Eliana de falsa comunicação de crime. 

Dorvino e Fabiane que se conheceram no Facebook mantinham um relacionamento virtual e ele prometera trazê-la para morar nos Estados Unidos. “O Luciano (Dorvino) embora seja um cara legal, se envolveu neste crime aí, e eu que conheci o Ezequias posso dizer que foi uma safadeza, crueldade e covardia o que fizeram com ele que não merecia morrer executado. Se o Luciano queria ficar com a mulher, que ela se separasse e fizesse as coisas certas e o que resta agora é uma tragédia que chocou todo mundo lá na região”, afirmou um brasileiro que mora em Martha’s Vineyard e que esteve com Ezequias há três anos quando foi ao Brasil.

Zeliano Militão da Silva, 30 anos, que tem uma longa ficha policial por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, além de ser suspeito de vários crimes de homícidio, foi preso em uma operação policial em dezembro de 2017, que culminou também com a prisão de Fabiane em Mantenópolis, e Eliana em Cariacica junto com o irmão. Com a conclusão do inquérito que foi aceito pela Justiça e todos os envolvidos serão julgados. “Nossa convicção no inquérito é a de que a Fabiane e o Dorvino são os mandantes e o Zeliano é o assassino do Ezequias”, finaliza o delegado Renan Alves dos Santos.

Fotos: reproduções redes sociais

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros