Autoridades apertam o cerco contra fraudadores: brasileira se declara culpada

A longa mão da lei vai alcançar todos os fraudadores que tiraram vantagens financeiras

0
1357
Corte Distrital Federal em Boston

As autoridades federais apertam cada vez mais o cerco contra empresários e pessoas que apresentaram pedidos de empréstimos fraudulentos por ocasião da pandemia de COVID-19. Diante das evidências de fraudes nas operações financeiras, os indiciamentos e julgamentos já estão acontecendo e os casos em que há brasileiros envolvidos começam a surgir.

Na sexta-feira, 22, empresária brasileira Vanessa Nixon, 45 anos, de Framingham, Massachusetts, se declarou culpada de fraude bancária. A juíza sênior do Tribunal Distrital Federal em Boston, Indira Talwani, agendou a sentença para 26 de junho de 2024. Vanessa Nixon foi formalmente acusada em juízo em fevereiro de 2024.

Vanessa Nixon consta na Corporation Division de Massachusetts, como proprietária e operadora de várias empresas em Massachusetts, incluindo a Mass Homes Investments LLC; Nixon Homes LTD e Alpha Auto Body, Inc., além da Nixon Properties LLC, todas com sede em Framingham.

Entre abril de 2020 e novembro de 2022, Nixon apresentou vários pedidos de empréstimo fraudulentos em nomes de suas empresas aos bancos e a U.S. Small Business Administration, por meio do Paycheck Protection Program and the Economic Injury Disaster Loan, que geraram milhões em receitas comerciais. Nixon também falsificou documentos fiscais que foram apresentados com os pedidos de empréstimo para comprovar a receita comercial falsificada. No total, Nixon recebeu mais de US$ 450 mil em empréstimos que foram posteriormente perdoados pelos bancos e pela U.S. Small Business Administration.

A acusação de fraude bancária prevê pena de até 30 anos de prisão, até cinco anos de liberdade supervisionada e multa de até US$ 1 milhão. As sentenças são impostas por um juiz do tribunal distrital federal com base nas Diretrizes de Penas dos Estados Unidos e nos estatutos que regem a determinação de uma sentença em um caso criminal.

Em 17 de maio de 2021, o Procurador-Geral criou o COVID-19 Fraud Enforcement Task Force para mobilizar os recursos do Departamento de Justiça em parceria com agências governamentais para intensificar os esforços para combater e prevenir fraudes relacionadas com a pandemia. A Força-Tarefa reforça os esforços para investigar e processar criminosos nacionais e internacionais.

Conhece alguém que fraudou o Governo? Denuncie…
Qualquer pessoa com informações sobre alegações de tentativa de fraude envolvendo o COVID-19 pode denunciá-las ligando para a linha direta do Department of Justice’s National Center for Disaster Fraud (NCDF) no número 866-720-5721 ou por meio do Formulário de reclamação na Web do NCDF. em:

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros