As vítimas da TelexFREE não são inocentes…

2
3988
Secretário Willian F. Galvin enquadrou a TelexFREE

De nada adiantaram os avisos, as advertências, os alertas e muito menos os conselhos. A nossa gente – principalmente – parecia cega pelo lucro fácil, pelo dinheiro que entrava toda semana em valores muitas vezes superiores ao que o trabalhador ganha de salário. Fez-se pouco caso dos que não queriam participar da TelexFREE e negócios foram vendidos a preço de ocasião para que os seus ex-donos pudessem investir cada centavo na nova e atraente empreitada que oferecia astronômicos ganhos que variavam entre 200% e 250%, rendimentos que superam qualquer outro investimento.

O discurso é o mesmo de sempre. Muito ufanismo, muita euforia, muita gente usando o nome de Deus em vão, muita mensagem otimista e enquanto o dinheiro estava entrando, nenhum dos milhares de divulgadores se dava conta de que tudo aquilo era uma arapuca da qual a única certeza seria o prejuízo certo.

Ninguém entrou nesta barca inocente ou enganado, todos na realidade sabiam de antemão que a farra do dinheiro farto e abundante logo iria acabar. Os relatos de que circulavam milhares de dólares em alguns lugares e a loucura de muitas pessoas comprando tudo o que viam pela frente eram frequentes em muitas rodas.

Gente deslumbrada que ora viajava de primeira classe, ora comprava quilos de jóias, ora comprava carros de luxo a vista sem se importar com o preço sem contar casas, apartamentos e terrenos. É claro e óbvio que cada qual pode comprar e empregar o seu dinheiro do modo como lhe apetecer, mas tudo isto mostra o grau de imaturidade de muitas pessoas.

Voltando a cooptação de tanta gente, no dia em que a história desta devastadora pirâmide for escrita, há de se notar o detalhado papel dos cooptadores que são figuras carimbadas na nossa sociedade. Gente que tem na ficha corrida outras engabelações e pirâmides e que entra em toda e qualquer oportunidade de se valer da ganância de quem quer também ganhar algum com facilidade.

É óbvio que as pessoas queiram subir de patamar e se espelham no outro. E é aí que entra a figura do incentivador e neste campo tem de tudo. Radialista, jornalista, pastor, líder comunitário, empresário, comerciante, etc, etc. Tem um dublê de radialista e líder comunitário, especialista em provocar pânico no povo e que a princípio era contra a TelexFREE mas depois aderiu e no seu programa diário tornou-se um árduo e ferrenho defensor da pirâmide arrastando com ele muitos brasileiros que ainda acreditam na sua palavra. O que vai fazer agora? Quem é que sabe?

Nas redes sociais pastores e líderes religiosos falavam em bênçãos sem limite e apregoavam que a TelexFREE era a porta do paraíso e o pior é que havia quem acreditasse nestas pessoas.

Os tais divulgadores fizeram das tripas coração para arrumar dinheiro e aplicar no tal Eldorado. Schedules de casas, empresas, empreendimentos, carros, propriedades aqui e no Brasil foram passadas nos cobres e o suado dinheiro foi aplicado na expectativa de que o retorno faria todo mundo feliz.

Certamente não será a última vez que a comunidade brasileira vai se fiar na palavra de alguns e cair como patos ingênuos numa esparrela qualquer, exemplos de vigarice entre a nossa gente não falta. Basta lembrar da Mesa da Fé, da Elite Ressurector, do Fone Club e de mais uma série de outras armadilhas que deixaram um rastro de prejuízo para muitas pessoas que alimentavam a expectativa de se tornar milionários, pois afinal quem não quer aplicar US$ 100 e arrecadar US$ 1 mil? E é exatamente aí que entram os espertalhões que se valem do desejo dos outros.

Cada uma destas vigarices deixou prejuízos milionários e pessoas desesperadas sem ter a quem recorrer na esperança de tentar reaver aquilo que lhes custou caro, mas nada do que aconteceu no passado se assemelha ao que se passa agora.

As autoridades investigaram a fundo a TelexFREE e a constatação disto é o relatório elaborado pelo secretário William F. Galvin que provou por A mais B tudo o que diz com detalhes e é taxativo ao afirmar que o alvo preferencial era a comunidade brasileira e para isto não poupou esforços, dinheiro, festa e presentes para iludir quem queria cair no golpe e não precisou se esforçar muito para isto.

Resta saber se desta vez haverá amadurecimento para estas situações ou se as autoridades vão resolver pegar os responsáveis e enquadra-los de uma vez por todas para que sirvam de exemplo e a lição que fica é que quem quer ficar rico com dinheiro fácil acaba se enrolando pelo caminho e não será surpresa alguma se houver uma debandada geral e o dinheiro suma de circulação.

O que não pode mais acontecer é a repetição de casos como o da TelexFREE que ao que parece vai deixar uma multidão de lesados que de inocentes não tem nada…

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros

2 COMMENTS

  1. Provavelmente o comentario mais lucido e direto, que todo mundo que faz telexfree deveria ler, e o do Pedro. Voces sao pobres que vao tomar no rabo por que sao preguicosos e ignorantes. Leem a porra da explicacao toda, preferem ignorar e citar os lucros, entao bem-feito. Tomara que essa merda acabe de uma vez e voces fiquem devendo 59 parcelas de um apartamento em bairro de classe media-baixa, pra deixarem de ser otarios.

  2. essas pessoas que criticam a telexfree, nada mais sao pessoas que tem sites e visam ganhar dinheiro com cada acesso em seus blogs , dai nada melhor do que o tema telex free que e tamanha duvida de quem quer entrar. Portanto, nao ha com que se preocupar ate porque ninguem sera preso por esta fazendo um investimento. E de fato uma Piramide ate porque toda empresa possui uma hierarquia do mais auto escalao ate o operario.

Comments are closed.