ROUBO de identidade, veterano de guerra, cheques falsos e outros golpes

Desconfie das bondades alheias

0
3744

Divorciada há cinco anos e com os filhos encaminhados na vida, a goiana Maria de Fátima seguiu o conselho de uma amiga de trabalho e se inscreveu em um popular site de relacionamentos na tentativa de arrumar um namorado.

“Entre muitos que interagiram comigo, teve um que me chamou a atenção e com quem comecei a conversar. A história dele era comovente. Dizia-se veterano de guerra e passava por algumas dificuldades, porque estava esperando uma indenização por causa dos ferimentos que havia recebido durante o serviço militar no Afeganistão. Mandou muitas fotos e logo se disse perdidamente apaixonado por mim, mas se esquivava quando eu dizia que queria conhece-lo. Dizia que me amava e um dia me pediu dinheiro pois precisava pagar uma conta e se eu não tivesse disponibilidade que fornecesse a ele o número do meu cartão de crédito. Quando eu disse que não, ele parou de me telefonar e sumiu. Conversando com um amigo, ele fez uma pesquisa de origem das fotos do sujeito e constatou que eram fotos de outra pessoa. Jamais pensei em dar a ele qualquer valor em dinheiro ou o número do meu cartão de crédito”, diz.

Fac-simile dos e-mails enviados pelo golpista

Outra brasileira que se cercou de cuidados e não caiu no golpe do cheque falso foi LK. “Postei um classificado dos meus trabalhos em diversos sites e redes sociais e recebi um e-mail de um homem que se dizia interessado e me enviou o que eu deveria fazer para receber o cheque, descontar o meu pagamento e remeter para um determinado endereço o restante do dinheiro. Como já ouvi falar do golpe, deixei que ele enviasse o cheque e não fiz o que ele queria. Por alguns dias ele me pressionou dizendo que eu havia ficado com o dinheiro dele, xingou, falou umas bobagens e depois não ligou mais”, diz LK, que mora na região de Boston.

Cheque falso enviado

Para dar credibilidade ao golpe, o cheque foi enviado pela Fedex, que evidentemente não tem nada a ver com vigarice do espertalhão que desta vez se deu mal.

O carioca Luis Carlos Rodrigues também foi vítima de um outro golpe muito comum, que é o roubo de identidade. No caso dele foi através de um falso site que parecia ser do banco onde ele é correntista. “ Um dia, no começo do ano passado, recebi um e-mail que tinha o timbre do banco e que pedia para que eu me recadastrasse para continuar usando os serviços de ATM e pagamentos de contas online. Nem me passou pela cabeça que eu pudesse estar sendo vítima de um golpe. Eu confiro o movimento da minha conta a cada dois dias, e quando caiu o primeiro valor que eu não sabia o que era, fui ao banco e o gerente me informou que eu havia sido vítima de roubo de identidade. O site era falso e estava hospedado na Rússia. Fui na polícia, e tive que cancelar aquela conta, os cartões de crédito e de débito e me precaver para que o número do meu social security não seja usado indevidamente, se bem que volta e meia surge alguma novidade. Cada vez que tentam usa-lo recebo um alerta. Hoje eu sei que o banco não age assim, mas aprendi a lição e jamais vou clicar em qualquer link que me enviem novamente sob qualquer pretexto”, diz Luis Carlos.

Constantemente a Federal Trade Commission (FTC) alerta os consumidores para que fiquem atentos para não perder milhões de dólares com esses golpes. Os golpistas usam nomes de empresas e entidades para dar credibilidade seu esquema. Para saber mais sobre alertas e denunciar golpes clique aqui.

Recomendações
Não caía em golpes
Milhares de golpes e espertezas são praticados por espertalhões e vigaristas que não medem esforços para roubar o que puderem de pessoas incautas e que as vezes não se dão conta de que estão sendo lesados. Os golpes financeiros no mundo todo acumulam bilhões de dólares anualmente e o melhor antídoto para não ser a próxima vítima é estar informado, perguntar, e jamais pagar qualquer quantia a quem quer que seja.
– Não forneça seus dados pessoais – endereços, telefone, e-mail, número de documentos
– Não forneça número de conta corrente, cartões de débito e de crédito a ninguém
– Não preencha formulários na internet
– Não pague nada a ninguém antecipadamente por vagas ou promessas de empregos
– Não responda e-mails que oferecem dinheiro ou vantagens financeiras – é fraude
– Se receber cheques para desconto e envio do dinheiro, jogue fora, pois pode ser um golpe
– Não empreste ou use sua conta para depósito ou saque de cheques ou dinheiro pois sua origem pode ser criminosa ou lavagem de dinheiro
– Se nada disto funcionar com você, se pergunte por que alguém que não te conhece te mandaria um cheque ou depositaria dinheiro na sua conta?
– Busque saber mais sobre fraudes, roubo de identidade e golpes na internet pesquisando
– Na dúvida consulte um advogado. Ou chame a polícia…

Imagem da capa e de compartilhamento meramente ilustrativa

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros