Reforma de imigração: o que esperar de Obama

0
2740

Finalmente e depois de um longo e tenebroso inverno, parece que o o presidente Barack Obama resolveu enfrentar os republicanos e coloca-los no seu devido lugar ao falar na segunda-feira, 30 de junho, sobre a reforma de imigração.

John Boehner
John Boehner, líder dos republicanos na Câmara é refém dos integrantes do Tea Party e por isso jamais colocou a reforma de imigração em votação

Obama foi incisivo e direto ao ponto ao afirmar que diante do imobilismo dos republicanos, ele vai fazer a reforma de imigração do seu jeito e do seu modo, usando os poderes que a constituição lhe permite, afirmando que diante da negativa de John Boehner, líder do Republicanos na Câmara dos representantes, que afirmou que a reforma não será votada neste ano.

Parlamentares democratas deram pistas nos últimos meses do que Obama está preparando para os republicanos, ou seja, tempo para votar a reforma de imigração eles tiveram, pois o projeto aprovado pelo Senado, está parado a exato um ano sem sair do lugar onde foi colocado originariamente.

Deixar cerca de 11 milhões de pessoas num limbo jurídico onde se parecem mais com indigentes morais, por causa da inépcia de gente indecente, imoral, indigna, cínica, dissimulada e mentirosa que impõe aos outros pares o seu ponto de vista enviesado e tacanho, não parece preocupar os republicanos e o Tea Party.

Os representantes do Tea Party que se alojam como parasitas no Partido Republicano, não querem nem ouvir falar em reforma de imigração, pois a simples menção do tema lhes causa urticária e rejeição de imediato.

Essa gente insensata alega que os eleitores dos seus distritos não querem a reforma e como são os votos deste povo que os elege, eles se sentem a vontade para não legislar a reforma de imigração. Porém esquecem-se ou não querem aceitar a realidade de que estes tais eleitores dos seus distritos, são servidos nos restaurantes por imigrantes, quem cuida dos seus filhos, limpam suas casas, podam a grama dos seus jardins, pintam as suas casas e entregam os seus jornais todas as manhãs são via de regra imigrantes, morem eles em qualquer dos rincões deste país imenso e generoso que um dia acolheu os antepassados destes mesmos parlamentares que agora negam a outros o direito de ter documentos e de não mais andarem pelas ruas temerosos de quem possam parar numa delegacia de polícia qualquer e dali serem conduzidos para o primeiro avião que vai leva-los de volta interrompendo o sonho americano.

Quando Obama promulgou uma ordem executiva que beneficiou jovens através do DACA ou Ação Deferida, os Republicanos surtaram, rangeram e arreganharam os dentes, espernearam e protestaram, mas não tiveram como rejeitar o benefício para tantos jovens.

Não se sabe ainda o que Obama está preparando e se será nos moldes da Ação Deferida, porém o certo é que mesmo contra caras feias e protestos ele irá adiante como foi no caso dos estudantes.

O que não se pode mais é tolerar o caso das 52 mil crianças que desde outubro de 2013 estão se arriscando a atravessar a fronteira sem que tenham a menor noção do que representa a travessia que é cheia de armadilhas, perigos e de caminho traiçoeiro, permitidos pelos seus pais e responsáveis.

Este evento de tantos menores desacompanhados se aventurando, tomou ares de crise humanitária e as autoridades afirmaram que vão deportar uma a uma das crianças. Não se sabe se foi isto que motivou Obama a agir, mas aliada a inoperância e má vontade dos republicanos certamente deu o tom que faltava para uma ação mais direta do presidente.

Claro que os puristas e legalistas vão dizer que uma ação executiva que legalize tanta gente é imoral. Imoral é deixar tantos seres humanos nas sombras por tantos anos, já que a última lei que beneficiou indocumentados foi a 245i, promulgada por Bill Clinton em 21 de dezembro de 2000, poucos dias antes dele deixar a Casa Branca. Diga-se que a 245i, se deu através de uma ordem executiva, já que como agora não ‘havia clima’ para a votação de uma lei de imigração. Clinton foi corajoso e beneficiou milhões de pessoas. Já George W. Bush na sua saída usou uma ordem executiva para beneficiar um amigo que estava envolvido num escândalo e que foi anistiado.

Certamente se Obama for em frente – e espera-se que ele vá mesmo os conservadores que jamais aceitaram ser derrotados duas vezes por ele pegarão pesado, tal como quando duvidaram até do seu lugar de nascimento e exigiram que mostrasse a sua certidão atestando o que todo mundo já sabia. Não se tem notícia de que um presidente americano tenha enfrentado tanta fúria, ódio e arrogância como Obama.

É de se esperar que a Fox e seus comentaristas e outros órgãos de imprensa e midia batam a vontade em Obama, também podemos antever que os gorilas a serviço dos conservadores e do Tea Party tratarão de colocar os seus rancores à mostra.

Que Obama vá em frente e mostre o destemor da segunda-feira, 30 de junho e finalmente use as suas canetas para corrigir uma injustiça que já dura quase 14 anos…

 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros