SÃO Paulo tem ônibus apedrejado; Inter abre vantagem

0
519
Rojões e pedradas: vândalos reagem contra a má fase do São Paulo

Sobe
Abel Braga
Um resiliente. Talvez essa seja a palavra para definir o veterano treinador do Inter

Desce
Gabi
O mascarado e arrogante atacante do Flamengo, foi substituído e saiu esbravejando contra o técnico Rogério Ceni 

Resumo da rodada
O Internacional de virada, bateu o Grêmio; o Flamengo se enrolou em Curitiba e repetiu o vexame do Atlético-MG que perdeu para o Vasco no sábado. A espera da decisão da Libertadores, o Palmeiras com o time reserva perdeu do Ceará e o Santos com os titulares foi surpreendido em casa pelo Goiás  
Brasileirão Série A
32ª rodada
Sábado, 16 de janeiro
São Paulo 1 x 1 Coritiba
Vasco 3 x 2 Atlético-MG
Domingo, 24 de janeiro
Internacional 2 x 1 Grêmio
Athletico-PR 2 x 1 Flamengo
Ceará 2 x 1 Palmeiras
Santos 3 x 4 Goiás
Sport 2 x 0 Bahia
Atlético-GO 2 x Fortaleza
Fluminense x Botafogo 
Segunda-feira, 25 de janeiro
Corinthians x RB Bragantino

De virada, o Inter bateu o Grêmio por 2×1.

O Internacional deu um esticão e lidera a Série A com 62 pontos ganhos; o São Paulo, parou de vez e tem 58 pontos ganhos; o 3º é o Flamengo com 55 pontos ganhos e fechando o G4, o Atlético-MG tem 54 pontos ganhos. Na zona do rebaixamento estão o Bahia com 32 pontos ganhos em 17º; o Goiás é o 18º com 29 pontos ganhos, o Coritiba é o 19º com 27 pontos ganhos e o Botafogo é o lanterna com 24 pontos ganhos.

Série B
37ª rodada
Sexta-feira, 22 de janeiro
Juventude 2 x 1 Figueirense
CSA 1 x 1 Brasil de Pelotas
Cuiabá 1 x 3 Sampaio Corrêa
Sábado, 23 de janeiro
Confiança 0 x 0 América-MG 
Avaí 2 x 1 Guarani
Domingo, 24 de janeiro
Cruzeiro 0 x 0 Náutico
Ponte Preta 3 x 1 CRB
Segunda-feira, 25 de janeiro
Operário x Chapecoense
Oeste x Paraná 
Terça-feira, 25 de janeiro
Vitória x Botafogo

Chapecoense – 70 pontos ganhos; América-MG – também com 70 pontos ganhos e o Cuiabá – 61 pontos ganhos, garantiram antecipadamente o acesso à Série A na temporada. Para fechar o G4 da Série B, o Juventude tem 58 pontos ganhos. No Z4 estão o Figueirense em 17º com 39 pontos ganhos; o Paraná está em 18º com 36 pontos ganhos; o Botafogo é o 19º com 34 pontos ganhos e o Oeste é o lanterna com 26 pontos ganhos.

Tocaia grande
O São Paulo vacilou e a vantagem de pontos ganhos derreteu como um picolé em dia de muito calor. Tem quem credite o declínio do time, à grosseria de Fernando Diniz contra Tche Tche, rodadas atrás, quando o técnico esculhambou o jogador ao vivo e em cores. Depois disto, nunca mais o São Paulo foi o mesmo. Com isto, a torcida que já vislumbrava o título, surtou e no sábado, a caminho do Estádio do Morumbi para a partida contra o Coritiba, alguns vândalos tocaiaram o ônibus que levava a delegação e apedrejaram soltaram rojões contra o veículo. Resultado, o São Paulo não passou de um empate e dificilmente vai alcançar o Internacional. Ou seja, o sonho do título ficou cada vez mais distante…    

Baladas.com
Sempre existiu balada de jogador de futebol e o fenômeno não é recente como muita gente pensa. A questão é que no passado não havia celulares com câmaras fotográficas, paparazzis dando plantão em portas de boates e bares e uma fiscalização implacável das torcidas. Claro que os atletas têm todo o direito de ir para onde bem entenderem, mas vá tentar explicar isto para o torcedor que é fanático e acha que o jogador deve ser escravo e só jogar futebol. A grande questão é quando as baladas atrapalham o time, tal como aconteceu com o Palmeiras no Campeonato Brasileiro em 2009 quando a torcida reagiu com violência ameaçando, pressionando e batendo em jogador. As vítimas, ou vilões da sempre será o jogador que estiver na crista da onda que por um infortúnio qualquer é flagrado numa balada e consequentemente ameaçado por torcedores. 

Chatos de plantão  
Certa feita, inconformado com a má fase do time, Alexandre Kalil atual prefeito de Belo Horizonte e então presidente do Atlético-MG, botou a boca no mundo e jogou a torcida contra os jogadores ao afirmar que não seria uma má ideia se os torcedores dessem uns bons sopapos em quem vivia pelas baladas e festas na madrugada. Uma das torcidas uniformizadas do Galo lançou um disque-denúncia para descobrir quem andava fazendo noitadas. O Ministério Público reagiu e ameaçou processar o dirigente pela sua falácia. Acabou não dando em nada. Cada vez mais sabe-se que não há privacidade em qualquer lugar que se vá, pois o que não falta é câmera fotográfica digital em celulares a postos para fotografar tudo que num minuto estarão postadas em páginas na internet. O desportista ou a celebridade nunca está sozinho em lugar algum e sempre a sua volta vai haver alguém para vigiá-lo devidamente. 

Brincando com fogo
Nos últimos tempos as torcidas ditas uniformizadas não perdoaram as má fases dos seus times e volta e meia invadiam os treinos para tirar satisfação com jogadores para cobrar empenho e dedicação. Torcedor – principalmente o uniformizado na maioria das vezes não pensa nas consequências do faz e quer é mesmo partir para o confronto e pressão. A debandada de Vagner Love do Palmeiras para o Flamengo, certa feita passou exatamente por isso. Mesmo numa cidade imensa como São Paulo não existe privacidade e desde sempre se soube que Love é um baladeiro de longa data que jamais perde uma chance sequer de se divertir. Como os resultados não foram os esperados a torcida – principalmente a uniformizada logo tratou de pressionar o jogador e de o agredir fisicamente, o que já havia acontecido um ano antes com Vanderlei Luxemburgo numa viagem do time ao Rio de Janeiro. A delegação foi emboscada no Aeroporto de Congonhas e Luxemburgo teve o seu braço ferido pela violência e fúria de alguns torcedores.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros