Quem você quer ser?

Nunca é tarde para ser o que você sempre sonhou

0
139
As grandes dúvidas da vida. Que caminho tomar?

Parece a pergunta que fazíamos uns aos outros quando éramos crianças. As respostas variavam do ator de televisão mais famoso ao atleta mais conhecido. Alguns demonstravam desejo de ser um profissional liberal, ou ainda alguns, com aspirações mais maquiavélicas, políticos. O ponto da brincadeira é que imaginávamos ter a vida toda pela frente, o mundo em nossas mãos e portanto, chegar a ser o que a nossa imaginação contemplasse. 

Hoje pergunto, por que perdemos este sonho? Vejo as pessoas passarem pela vida como se ela já tivesse chegado ao final. Percebo as pessoas vivendo como se não tivessem nada mais a conquistar, nada mais a fazer, nenhum lugar novo para se chegar, nenhum desafio para vencer, nenhuma barreira para ser derrubada, nenhuma parte do mundo para ser conhecida. 

Lembro-me de Amélia Earhart, que mesmo sendo a primeira mulher e a segunda pessoa que havia atravessado o oceano Atlântico sozinha em um avião, e isso em 1932, disse que queria dar a volta ao mundo. Quando seu marido perguntou o porque, já que ela era a mulher mais famosa do mundo, ela responde que isto significava estar viva.

Muitos vivem como se já tivessem morrido. Sim, a morte não é somente a entrega do corpo à terra, muito mais que isto, é a desistência pela vida, o abandono dos sonhos, a percepção de que nada mais nos motiva. Deixar de sonhar, deixar de produzir, de criar, de trazer beleza, de chorar, de lutar para conseguir, é a encarnação da morte ainda em vida.  

O que nos faz vivos, não é somente o ar que respiramos ou as batidas compassadas do nosso coração, mas é exatamente esta dinâmica de saber que tem um lugar com o seu nome escrito na história da vida, que seu biógrafo é você mesmo e que cada página é escrita no dia a dia. Quando abrimos mão disto, mesmo com vida, nos comportamos como se estivéssemos mortos. 

Por que você desistiu de viver? Quem ou o que fez isto com você? Quem roubou seus sonhos, sugou sua alma, aprisionou seus pensamentos? Assim como lutamos ferrenhamente ao descobrir que uma enfermidade ameaça nosso corpo, devemos fazer com este sentimento que teimosamente insiste em se alojar em nossos corações. Levante a cabeça, olhe para o horizonte, busque novas soluções e estratégias, pense novamente como uma criança, imagine o inimaginável, creia no impossível, se atreva a construir uma fantasia. 

Quem sabe deste exercício em forma de brincadeira brilhará novamente o sol na sua mente, acenderá uma luz de esperança e de repente você se vê como capaz novamente. O ponto que você ainda não percebeu é que você nunca deixou de ser capaz, apenas se aprisionou. Solte as amarras e boa viagem! 

Manoel Oliveira

Manoel Oliveira, D.Min, é pastor Presbiteriano ligado à P.C.A. Plantou e pastoreia desde 1999 a New Life Church em Framingham, Massachussets, USA. É casado com Ana Célia e pai de Sarah e Pedro. Conecte-se com o pastor Manoel Oliveira nas redes sociais: Facebook: fb.me/prmanoeloliveira Instagram: instagram.com/manoeloliveiranlc Youtube: youtube.com/c/prmanoeloliveira [...]