Imigração: bem que Trump podia reabrir a Section 245i…

0
1258

Não se passa um dia desde que Donald Trump assumiu a presidência que não haja uma notícia envolvendo imigração. Grande parte das suas promessas de campanha, Trump está tratando de cumprir de um jeito ou de outro. Também tem afirmado que vai fazer algo em imigração, depois de se livrar dos ‘bad hombres’, deportando-os todos.

As recentes batidas e redadas do Immigration and Customs Enforcement (ICE) em 11 estados, trouxeram mais dúvidas e temores do que tranquilidade e certeza. Neste final e semana a imprensa americana tão combatida e achincalhada por Trump publicou que memorandos internos dão diretrizes para acelerar deportações, inclusive de quem cometeu crimes e ainda não foi julgado. Também dão a agentes do ICE a capacidade legal de decidir quem será ou não deportado, desde que esteja em situação ilegal nos Estados Unidos. Mas sempre foi assim, ou não?

O presidente Trump tem afirmado algumas vezes que quer colocar para fora do país cerca de três milhões de imigrantes, na sua maioria com problemas criminais e legais. Desde sempre se deportou imigrantes indocumentados que não tinham antecedentes criminais e uma prova disto foi o projeto Comunidades Seguras, do qual muitas cidades, inclusive Boston foram signatárias.

E o 287 G que antecedeu o Comunidades Seguras? Só para ficar nestas duas medidas, milhares de trabalhadores foram mandados embora por causa do poder dado aos agentes do ICE, portanto nada diferente do que está acontecendo agora. O certo é que quem tem ficha criminal não será beneficiado e tampouco Trump aprovará qualquer medida que de perto ou de longe se pareça com uma anistia. Também, é certo que nem todos se enquadrarão no que Trump promulgar.

Mas qual será o passo que os republicanos e Trump darão no quesito imigração? Quem sabe poderiam reativar a Seção 245i que foi a última grande novidade imigratória em dezembro de 2000, nos extertores da administração Bill Clinton. Toda e qualquer medida imigratória que poderia ter sido feita nos dois períodos de George W. Bush foram barrados por causa do fatídico 11 de setembro de 2001. Já Barack Obama, que não fez a reforma quando tinha maioria nas duas casas, perdendo a chance ímpar, que depois foi-lhe negada pelos republicanos.

O melhor é esperar e cuidar-se para que não tenha o futuro prejudicado
– Não se envolva em nenhuma confusão
– Fique longe dos problemas
– Jamais dirija depois de beber álcool
– Não cometa violência doméstica
– Declare seu imposto de renda
– Não dê cheque sem fundos
– Não dirija seu carro sem seguro
– Se não tiver carteira de motorista, evite dirigir
– Não compre ou pague por documentos tidos como verdadeiros
– Se não precisar, evite usar e/ou ter qualquer benefício do governo
– Cuide-se e não comprometa sua permanência no país
– Tenha fé e esperança de que dias melhores virão..

Imagens meramente ilustrativas

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros