Ex-policial militar do Ceará, condenado a 275 anos de prisão é preso em NH

Onze pessoas foram mortas por PMs, no que ficou conhecida como a 'Chacina do Curió

0
388
Antonio José de Abreu Vidal Filho é um dos condenados pela Chacina do Curió. Foto: ERO/Boston

O brasileiro Antonio José de Abreu Vidal Filho, 29 anos, que é ex-policial militar foi preso por agentes federais, em uma operação do Enforcement and Removal Operations (ERO) Boston em Rye, New Hampshire, depois que seu nome foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol, 

Vidal Filho foi condenado pela Justiça do Estado do Ceará em 26 de junho deste ano a uma pena de 275 anos e 11 meses, no episódio que ficou conhecido como a ‘Chacina do Curió’, onde onze pessoas foram assassinadas por quatro policiais militares em represália à morte de um policial.

O brasileiro foi detido sem incidentes e está sob custódia do ICE, onde aguarda uma audiência diante de um juiz federal, para a tramitação do seu processo de deportação para o Brasil.

Chacina do Curió
Na noite de 11 de novembro de 2015, o policial Valtemberg Chaves Serpa, 32 anos, foi assassinado ao defender sua namorada em um assalto e PMs colegas dele, trocaram mensagens de celular e se organizaram para vingar a sua morte. Do final daquela noite até a madrugada do dia 12, assassinaram onze pessoas, sendo que nove delas tinham entre 16 e a 19 anos e todas elas moravam nos bairros de Curió, São Miguel, Messejana e Lagoa Redonda, todos na periferia de Fortaleza. Três dos mortos tinham passagens pela polícia, por delitos sem gravidade.

Investigações apuraram que os PMs usaram viaturas descaracterizadas e veículos com placas adulteradas, sendo que muitos deles estavam encapuzados. Ao todo o Ministério Público cearense denunciou 45 agentes policiais – a Justiça excluiu o comandante, que havia sido acusado de omissão e outros dez foram excluídos do processo por falta de provas.

Foram assassinados Antonio Alisson Inácio Cardoso, 17 anos; Francisco Enildo Pereira Chagas; 41 anos; Jandson Alexandre de Sousa, 19 anos; Jardel Lima dos Santos, 17anos; José Gilvan Pinto Barbosa, 41 anos; Marcelo da Silva Mendes, 17 anos; Patrício João Pinho Leite, 16 anos; Pedro Alcântara Barroso, 18 anos; Renaylson Girão da Silva, 17 anos; Valmir Ferreira da Conceição, 37 anos e Alef Souza Cavalcante, 17 anos.

A ‘Chacina do Curió’, é considerada a maior da história de Fortaleza. Além de Vidal Filho, já foram julgados os ex-PMs Ideraldo Amâncio, Marcus Vinicius Sousa da Costa e Wellington Vera que foram considerados culpados de 11 homicídios qualificados, três tentativas de homícidio com qualificantes, três crimes de tortura física e um de tortura mental. Outros oito acusados serão julgados em 29 de agosto e mais oito em 12 de setembro de um total de 30 acusados pelos mesmos crimes. 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros