De Canela # 2

Futebol na opinião e informações de Alfredo Melo

0
715
Notícias e notas do futebol

1. A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, recebeu proposta de redução de 25% dos salários dos jogadores, durante o período de paralisação do futebol, feita pela Comissão Nacional dos Clubes, presidida por Mário Bittencourt, presidente do Fluminense. A FNAPF, rejeitou a proposta. A proposta dos clubes previa férias de 20 dias, com pagamento mais espaçado. A FNAPF, quer férias de 30 dias, entre 1 e 30 de abril, com o pagamento integral das férias e o terço constitucional até o dia 4 de maio. Quer também licença remunerada de no mínimo 10 dias entre o Natal e o ano novo. Exige, também, que o salário e os direitos de imagem do mês de março, sejam pagos até o dia 7 de abril. Por fim, quer uma garantia da CBF, de que se os clubes não pagarem o salário e o direito de imagem do mês de março, e as férias de abril, que a CBF pague. Os caras endoidaram, e o rabo abanando o cachorro. clubes, fechados, sem a renda dos jogos. Patrocinadores rescindindo contratos, clubes pequenos, que tinham contrato com jogadores até abril, ficando sem jogadores, para terminarem os campeonatos. O caos total, o mundo caminhando para uma crise econômica sem precedentes e a elite do futebol brasileiro, pensando em levar vantagem nesse momento crítico. Eles estão neles, e a grande maioria dos jogadores que ganham, salários irrisórios, perto dos da elite, perdendo seus empregos.

2. Na Europa, o Bayern de Munique, propôs, o corte de 20%, nos vencimentos mensais, durante os meses de paralisação do futebol. Os jogadores, aceitaram e o goleiro Neuer, capitão do Bayern e da seleção alemã, acredita que os jogadores profissionais da Alemanha, devem aceitar a redução dos salários, durante o período de crise, como uma forma de colaborar, ainda, segundo Neuer, os jogadores de futebol formam um grupo de profissionais privilegiados e por isso, devem colaborar.

3. Enquanto isso, no Piauí, Warton Lacerda, presidente do Piauiense, sugere que o campeonato seja encerrado com o time do Altos, declarado campeão. Warton disse “nós não temos condições de montar time, pra jogar apenas quatro rodadas. Os contratos, já se encerraram e tivemos que liberar os jogadores”.

Pep Guardiola, é treinador do Manchester City

4. Pep Guardiola, doou a um hospital de Barcelona, 1 milhão de euros, para ajudar a Catalunha, na luta contra o coronavírus. Lionel Messi, doou ao mesmo hospital da Catalunha 500 mil euros e a um hospital de Buenos Aires, outros 500 mil euros. Cristiano Ronaldo doou 1 milhão de euros, para serem divididos entre um hospital de Lisboa e outro no Porto. Roger Federer, doou 1 milhão de francos suíços às famílias vulneráveis do seu país. O irlandês Conor McGregor, doou 1 milhão de euros em material de proteção para os profissionais de saúde, a ser entregue em todos os hospitais da região de Leinster.

5. Enquanto isso no Brasil, em meio a crise do coronavírus, a elite do futebol brasileiro, não abre mão de redução dos vencimentos e pede mais férias e licença remunerada no Natal e ano novo. Vai vendo…

6. Rei morto, rei posto. Com a saída de Adilson Batista, do Cruzeiro e, com a chegada de Enderson  Moreira, jogadores que tinham sido indicados por Adilson e, que já estavam em negociação com a Raposa, foram descartados, gerando frustração aos atletas, casos do meio-campista Felipe Baixola e o volante Nilton. Alguns torcedores, perguntam “será que eles seriam, realmente, reforços para o Cruzeiro?”

7. A crise chegou aos motéis. o atacante Sinval, ex-Botafogo e artilheiro da Copa Conmebol de 1993, possui três motéis na cidade de Andradina, interior de São Paulo. Os motéis Vip, Parati e Aeroporto, estão fechados até 7 de abril, por determinação da prefeitura. Durante a saliência, o coronavírus, pode se manifestar, então, é melhor, não.

8. A Rede Globo, dona do futebol brasileiro, já se manifestou e bateu o martelo. Não aceita o sistema de mata-mata, no Brasileirão de 2020. Foi curta e grossa. A Globo, não quer perder receita com o pay-per-view, devido a diminuição do número de jogos. E a CBF o que pensa?

9. A FNAPF quer utilizar Daniel Alves, como símbolo da resistência dos atletas profissionais, à proposta da redução de 25% nos salários mensais, durante os meses de paralisação do futebol. Para quem não sabe, Daniel Alves, recebe do São Paulo R$ 1,5 milhão mensalmente. É o maior salário de jogador profissional, entre os inscritos na Conmebol.

10. Não importa a sua idade. Preserve a sua saúde e a de seus entes queridos. Fique em casa. A economia a gente ressuscita, os mortos, não.

A coluna De Canela é sempre publicada anteriormente no JS News

Alfredo Melo

Alfredo Melo é uma enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior...