Condenado por matar a própria mãe, brasileiro é deportado dos EUA

Assassinato foi motivado por divisão de herança

0
299
Luiz Fernando Moreira de Assuncao Oliveira ao ser preso em abril de 2023. Foto: ERO/Boston

Na madrugada de 4 de maio de 2011, o brasileiro Luiz Fernando Moreira de Assunção Oliveira, 39 anos, assassinou por espancamento, Beníguida Moreira de Assunção, que era sua mãe. O crime aconteceu em Goiânia, Goiás e teve como motivo, a divisão de uma herança, já que Beníguida havia vendido uma propriedade e se recusado a dar a Luiz Fernando parte do dinheiro.

Depois de assassinar sua mãe, Luiz Fernando enrolou o corpo dela em um lençol e o jogou de uma ponte no rio Meia Ponte. O corpo foi encontrado às margens do rio. O comportamento de Luiz Fernando se alterou depois do divórcio dos seus pais e ele tornou-se violento e queria sua parte da venda da casa onde sua mãe morava.

As investigações da polícia de Goiás, deram conta de que ele era o principal suspeito, já que um exame de DNA apontou que os vestígios de sangue no carpete do seu carro eram dele e da sua mãe. Outra suspeita dos investigadores foi a razão pela qual Luiz Fernando jamais deu queixa na polícia do desaparecimento de sua mãe, tampouco demonstrou qualquer comoção no velório de Beníguida.

Indiciado e levado a júri popular, Luiz Fernando foi acusado de homicídio triplamente qualificado, motivo torpe, emprego de meio cruel e uso de recurso que impediu a defesa da vítima e ocultação de cadáver, crimes pelos quais foi condenado a uma pena de reclusão de 17 anos e seis meses, sentença que foi aumentada depois de um recurso do Ministério Público de Goiás para 19 anos e 10 meses.

Em julho de 2021, Luiz Fernando veio para os Estados Unidos via Flórida e foi acusado de violação dos termos da sua admissão. Em fevereiro de 2023, a Interpol divulgou na Difusão Vermelha, a situação jurídica de Luiz Fernando de que ele era um fugitivo da justiça brasileira.

Uma operação do Enforcement and Removal Operations (ERO) Boston, prendeu Luiz Fernando em 25 de abril em Quincy, Massachusetts, e o deportou para o Brasil em 23 de junho quando foi entregue para as autoridades judiciais brasileiras em Minas Gerais e será enviado para Goiás para cumprir a sua condenação.

No ano fiscal de 2021, o ERO prendeu 12.025 pessoas com condenações criminais agravadas. Os crimes associados a imigrantes presos no ano fiscal de 2021 incluíram 1.506 crimes relacionados a homicídios, 3.415 agressões sexuais, 19.549 agressões, 2.717 roubos e 1.063 sequestros.

Para denunciar alguém que tenha cometido um crime no Brasil e está escondido nos Estados Unidos, ligue para 866.347-2423 ou preencha um formulário online.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros