Coiote brasileiro é indiciado por tráfico humano

0
740
Fronteira México/Estados Unidos; cidades de Tijuana e San Diego, Califórnia. Foto: Jehozadak Pereira/MNUSA

O brasileiro Fagner Chaves de Lima, 41 anos, foi indiciado na quinta-feira, 18, por um grande júri federal em Worcester, Massachusetts, por conspiração para cometer tráfico de pessoas do Brasil para os Estados Unidos. Lima, foi indiciado por tentativa de tráfico humano e já havia sido preso e acusado pelo mesmo crime em junho de 2022.

Se for considerado culpado por tráfico de pessoas, Lima pode pegar até 10 anos de prisão, três anos de liberdade condicional e uma multa de US$ 250 mil.

Se você acredita que alguém ou algum conhecido pode ser vítima de tráfico de pessoas, entre em contato com a Linha Direta do Centro Nacional de Recursos para Tráfico Humano pelo telefone 1-888-373-7888 ou pelo SMS 233733.

Relembre o caso
Fagner Chaves de Lima, morador em East Hartford, Connecticut, foi preso em 29 de junho em Worcester, Massachusetts e acusado na Corte Federal Distrital dos Estados Unidos em Worcester por tentativa de trazer pessoas ilegalmente para os Estados Unidos. No dia seguinte, o brasileiro que é cidadão americano, foi levado para uma audiência diante do juiz federal David H. Hennessy onde ouviu as acusações judiciais.

Entre maio e junho de 2022, um agente encoberto começou a conversar com Fagner Chaves de Lima, através do WhatsApp para supostamente trazer uma irmã e a sobrinha para os Estados Unidos, via fronteira com o México.

De acordo com os promotores federais, Fagner disse ao agente encoberto que há 20 anos, está envolvido com o contrabando de pessoas para os Estados Unidos, e que traz pessoas, “com visto”, “sem visto” e também pessoas que “são procurados pela polícia”. As acusações são de conspiração para trazer pessoas ilegalmente para os Estados Unidos, de avião e de viagens internas, além de providenciar acomodações para quem entra no país. Outra acusação é a de que o brasileiro extorquia pessoas que havia trazido ilegalmente para os Estados Unidos, exigindo pagamentos adicionais para não prejudicá-los e às suas famílias.

No dia 16 de junho, Fagner Chaves de Lima foi a Worcester para se encontrar com o agente encoberto de quem teria recebido dois cheques no total de US$ 15 mil, como pagamento para a travessia ilegal da suposta irmã e da suposta sobrinha do agente.

Imagem: Fronteira México/Estados Unidos; cidades de Tijuana e San Diego, Califórnia. Foto: copyright Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros