Canções de Natal – Christmas Songs

0
2313

Logo após o Thanksgiving as rádios nos Estados Unidos começam a tocar músicas natalinas e tem gente que opta por elas o tempo todo. Aliás, o mercado das músicas natalinas é dos que mais movimentam dinheiro, especialmente no fim de ano.

Todos os grandes nomes da música americana gravaram canções natalinas e mesmo os que já morreram como Elvis Presley, Frank Sinatra, Bing Crosby, Judy Garland nesta época alcançam o topo das paradas de sucesso.

As opções são muitas. Escolha a sua ou relembre algumas das mais tocadas em todos os tempos

Have Yourself A Merry Litte Christmas
Esta canção foi imortalizada por Judy Garland. Surgiu em 1943 e é considerada uma canção de Natal triste. Foi gravada por Frank Sinatra, Christina Aguilera, Tony Bennett, James Taylor e até pelos Jackson’s 5 entre outros. Para ver o vídeo no YouTube com a canção clique aqui.

Winter Wonderland
Esta canção é de 1934 e é uma das canções clássicas de Natal mais famosas porque contribuiu para dar uma visão mágica de Natal à neve e aos seus bonecos.

Santa Claus Is Coming
Diana Ross, Nat “King” Cole e até o roqueiro doidão Alice Cooper foram alguns dos que gravaram Santa Claus Is Coming.

White Christmas
Foi escrita em 1942 por Irving Berlin e é cantada por Bing Crosby na banda sonora do filme Holiday Inn, que fala sobre os soldados da 2ª Guerra Mundial num Natal Branco com saudades das suas famílias. Depois fez-se outro filme chamado White Christmas também com o Bing Crosby. É talvez a mais conhecida canção de Natal em todo o mundo. Para ver o vídeo no YouTube com a canção clique aqui.

Let It Snow
Se puder opte pela versão gravada por Jon Secada.

Jingle Bells
Todo mundo gravou.

Adeste Fidelis – O Come All Ye Faithful
A versão gravada por Andrea Bocelli é das melhores já ouvidas. Luciano Pavaroti também gravou. Ivan Lins gravou uma versão em português de primeira qualidade – disponível no iTunes. Para ver o vídeo no YouTube com a canção clique aqui.

God Bless Us Everyone
Andrea Bocelli gravou-a no CD My Christmas, um dos mais vendidos nos últimos Natais. Bocelli gravou as mesmas canções em espanhol de olho no vasto mercado latino. O CD tem o nome de My Navidad. As canções podem ser baixadas no iTunes a partir de US$ 1,29 cada uma.

Elvis Christmas
O álbum gravado em 1971 é um dos mais vendidos discos de músicas natalinas e é considerado um clássico do gênero. No iTunes pode ser comprado completo por US$ 9,99 e vale a pena tê-lo no iPod, no iPad ou em qualquer dispositivo, já que Elvis é Elvis em qualquer ritmo, até natalino… A interpretação de Blue Christmas disponível no YouTube é antológica.

Holiday Songs
Ainda andando pelo iTunes é possível encontrar diversos álbuns especiais 15 canções natalinas cantadas por ninguém menos que John Lenon – Happy Xmas; Frank Sinatra – Jingle Bells; Nat “King”Cole – O Holy Nigth; Barry Manilow – Have Yourself a Merry Little Christmas; Ella Fitzgerald; Dean Martin – Baby, It’s Cold Outside; Bing Crosby – Here Comes Santa Claus e os Carpenters – (There’s No Place Like) Home for the Holidays, tudo isto por preços módicos tanto pelos álbuns quanto pelas canções.

Silent Night
Em qualquer língua a mais famosa e cantada de todos os tempos seja como “Stille Nacht, Heilige Nacht” em alemão, “Noite Feliz” em português, “Silent Night” em inglês, “Douce nuit” em francês é traduzida para 330 idiomas. A canção de Natal austríaca foi criada por acaso, quando quebrou o órgão da igreja do povoado de seis mil habitantes.

Em 1818, dois dias antes do Natal, o antigo órgão da igreja de São Nicolau, a paróquia do padre Joseph Mohr, parou de tocar. Para não decepcionar os fiéis, o sacerdote pediu ao amigo Franz Xavier Gruber, maestro e organista do vizinho povoado de Arnsdorf para compor uma melodia para um texto de Natal que ele havia escrito dois anos antes.

Na Missa do Galo de 24 de dezembro, o padre Joseph Mohr, com sua bela voz de tenor e que tocava violão, e Gruber, com sua bela voz de baixo, interpretaram pela primeira vez, em alemão, a canção “Noite Feliz”.

O fato era totalmente incomum na época, quando os textos religiosos ainda eram escritos em latim. Mas Mohr achava que uma letra simples e fácil de entender era o mais adequado para seus fiéis, na grande maioria barqueiros e camponeses. Em 1831, um coral que se dedicava a cantar cantos populares tiroleses incorporou a canção natalina do padre Mohr a seu repertório durante uma viagem pela Rússia. Dali, a canção viajou para New York, onde foi interpretada por um coral tirolês em 1839, mas onde seus autores e sua origem permaneceram desconhecidos.

Trinta e seis anos depois, a corte prussiana, que procurava a partitura original da canção, consultou o pároco de São Pedro de Salzburgo que, para surpresa geral, disse que Mohr e Gruber, mortos no anonimato em 1848 e 1863, respectivamente, eram os autores daquela canção que tinha sido atribuída ao compositor austríaco Michael Haydn.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros