Prevenção de Envenenamento por Monóxido de Carbono (CO)

O monóxido de carbono é conhecido como o ‘Assassino Invisível’

0
112
A intoxicação por CO é recorrente no outono/inverno

Embora este inverno não esteja tão rigoroso, as baixas temperaturas fazem com que em muitas residências e ambientes estejam aquecidos e com isto os problemas decorrentes do monóxido de carbono (CO). A contaminação por CO causa mortes por intoxicação todos os anos, principalmente a partir das temperaturas frias no outono e no inverno.

De acordo com dados atualizados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), todos os anos, pelo menos 420 pessoas morrem nos Estados Unidos por envenenamento acidental por CO, enquanto que cerca de 100 mil pessoas acionam os serviços de emergência a cada ano devido ao envenenamento acidental por CO.

Qual é a origem do monóxido de carbono?
Aquecedores são a principal causa de incidentes com CO. Também podem ocorrer a partir de calefadores de água quente, fogões a gás, a carvão, secadores a gás, churrasqueiras a gás, lareiras, carros ligados em ambientes fechados como garagens, cortadores de grama, geradores que funcionam em garagem mesmo que tenham a porta aberta. Um grande número de incidentes com CO acontece entre os meses de novembro e fevereiro das 5 PM às 10 AM. É neste período que a maioria dos equipamentos de aquecimento está sendo usada, principalmente nas casas e residências.

O monóxido de carbono é perigoso?
O monóxido de carbono é conhecido como o ‘Assassino Invisível’, porque é um gás venenoso que não tem cor, sabor ou odor. Sua inalação faz com que as pessoas tenham náuseas, tonturas, dor de cabeça e sinta-se cansadas como se estivessem gripadas. O CO remove o oxigênio da corrente sanguínea lentamente provocando o sufocamento e envenenando o corpo.

Todos os anos, principalmente durante o inverno são milhares de casos de intoxicação por CO e a partir de março de 2006, tornou-se obrigatório no Estado de Massachusetts a instalação em todas as residências de alarmes e detectores de monóxido de carbono. A expectativa de vida destes alarmes é de 5 a 7 anos, dependendo da marca e do modelo e precisam ser substituídos e é responsabilidade dos proprietários.

O que você deve saber sobre o monóxido de carbono
– Monóxido de carbono (CO) é um gás tóxico que resulta da queima de combustíveis como a gasolina, a lenha e o carvão;
– Ele não tem cheiro, cor nem sabor;
– Ele é tóxico e pode matar;
– Para prevenir a exposição ao CO;
– Nunca deixe o carro em funcionamento dentro da garagem;
– Nunca deixe crianças ou animais dentro de um veículo em funcionamento;
– Depois de nevascas e tempestades certifique-se que o cano de escapamento esteja desimpedido e desobstruído;
– Nunca durma dentro de um veículo em funcionamento.

Verifique regularmente as saídas de gases do sistema de aquecimento na sua casa, a fim de ter certeza de que as mesmas não estejam bloqueadas por neve ou qualquer objeto.
Toda casa deve ter detectores de monóxido de carbono. Em Massachusetts, é responsabilidade do proprietário do imóvel instalar e manter os detectores em casas e apartamentos alugados. Para saber mais sobre monóxido de carbono clique aqui.

Imagem meramente ilustrativa

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros