Vinicius Junior é vítima de mais um caso de racismo na Espanha

Botafogo lidera a Série A com 15 pontos ganhos

0
170
Atacante brasileiro Vinicius Junior sofreu mais um ato de racismo. Foto: Helios de la Rubia/RMCF

Frase
“Um estádio (inteiro) gritando ‘macaco’ a um jogador r um treinador pensar em ter que tirá-lo por isso. Algo está muito errado nesta Liga. Nada acontece”. 
Carlo Ancelotti

Resumo da rodada
Na Série A, o Botafogo lidera com 18 pontos ganhos; o Palmeiras é o vice-líder com 15 pontos ganhos; O Fluminense é o 3º com 13 pontos ganhos e fechando o G4, o Atlético-MG, também tem 13 pontos ganhos. Na zona de rebaixamento em 17º está o Corinthians com 5 pontos ganhos; o 18º é o Cuiabá com 4 pontos ganhos. Em 19º, o América-MG tem 4 pontos e o lanterna é o Coritiba com 2 pontos ganhos. No G4 da Série B o líder é o Vitória, seguido do Atlético—GO – ambos com 15 pontos ganhos; em 3º o Vila Nova tem 14 pontos ganhos e em 4º o Criciúma 14 pontos ganhos. Na zona de rebaixamento estão Juventude em 17º com 6 pontos ganhos; o CRB em 18º tem 5 pontos ganhos, o Tombense em 19º tem 4 pontos ganhos e o ABC em 20º, tem 1 ponto ganho.  

Campeonato Brasileiro
Série A
7ª rodada
Sábado, 20 de maio
Bahia 1 x 1 Goiás
Botafogo 1 x 0 Fluminense
São Paulo 4 x 2 Vasco
RB Bragantino 2 x 0 Athletico-PR
Coritiba 1 x 2 Atlético-MG
América-MG 2 x 1 Fortaleza
Santos 0 x 0 Palmeiras
Domingo, 21 de maio
Flamengo 1 x 0 Corinthians
Grêmio 3 x 1 Internacional
Segunda-feira, 22 de maio
Cruzeiro x Cuiabá

Série A
Próximos jogos
8ª rodada
Sábado, 27 de maio
Athletico-PR x Grêmio
Fortaleza x Vasco
Flamengo x Cruzeiro
Cuiabá x Coritiba
São Paulo x Goiás
Domingo, 28 de maio
Corinthians x Fluminense
Internacional x Bahia
RB Bragantino x Santos
Atlético-MG x Palmeiras
Botafogo x América-MG

Série B
7ª rodada
Sexta-feira, 19 de maio
Mirassol 2 x 0 Vitória
Tombense 0 x 2 Londrina
Atlético-GO 0 x 0 Avaí
Sábado, 20 de maio
Sport 3 x 0 Botafogo
Ituano 0 x 2 Novorizontino
Sampaio Corrêa 1 x 0 ABC
Domingo, 21 de maio
Chapecoense 0 x 2 Juventude
Criciúma 1 x 2 Ceará
Ponte Preta x Guarani
CRB x Vila Nova
 
Próximos jogos
8ª rodada
Terça-feira, 23 de maio
Botafogo x Mirassol
Novorizontino x Avaí
ABC x Tombense
Quarta-feira, 24 de maio
Vila Nova x Ituano
Vitória x CRB
Juventude x Atlético-GO
Londrina x Ceará
Guarani x Chapecoense
Criciúma x Sport
Sampaio Corrêa x Ponte Preta

Até quando a Espanha vai tolerar ofensas a Vinicius Junior?
É hora de dar um basta na Real Federación Española de Fútbol (RFEF) e na LaLiga, para que aja imediatamente no sentido de encerrar de uma vez por todas as ofensas contra o brasileiro Vinicius Junior. Na partida contra o Valencia no domingo, 21, o atacante foi mais uma duramente ofendido pela torcida valenciana que o chamou de ‘macaco’. As ofensas começaram durante o jogo e aos 24 minutos do segundo tempo, quando uma segunda bola foi atirada em campo e atrapalhou Vinicius que reclamou. Foi o estopim para que o clima esquentasse e Vinicius reclamou com o árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea identificando um torcedor. Imediatamente, Burgos conversou com jogadores e os treinadores de ambas a equipes e com o quarto árbitro. O sistema de som do Estádio Mestalla fez dois avisos, de que a partida havia sido paralisada por causa do episódio de racismo e que somente seriai reiniciada caso as ofensas fossem encerradas. De fato, a partida ficou paralisada por oito minutos e aos 48 do segundo tempo, Vinicius se envolveu em uma outra confusão o goleiro Mamardashvili que o teria ofendido também e ambos tomaram cartão amarelo. Com a confusão que envolveu outros jogadores, o VAR chamou o árbitro que optou por expulsar Vinicius Junior que provocou a torcida do Valencia que já foi rebaixado duas vezes na sua história e está em 13º no campeonato espanhol e precisou da proteção dos seus colegas de time para deixar o campo. A LaLiga prometeu (mais uma vez) investigar os incidentes e ‘tomar as medidas cabíveis’.

É hora de aplicar uma sanção exemplar
A Fifa deveria excluir os clubes espanhóis, incluindo a seleção nacional de participar de qualquer competição continental ou mundial por um prazo mínimo de dois anos, pois só assim com uma medida drástica e contundente é que as ofensas raciais iriam cessar de uma vez por todas. O que não é mais possível tolerar é que qualquer pessoa seja ofendida por causa da cor da sua pele ou da sua nacionalidade. 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros