PREVINA-SE contra a intoxicação por monóxido de carbono (CO)

Todos os anos com as baixas temperaturas, milhares de pessoas são envenenadas pelo Monóxido de Carbono (CO)

0
877
O monóxido de carbono é um gás venenoso que não tem cor, sabor ou odor

Nunca é demais falar de um dos assuntos que causam mortes todos os anos, principalmente a partir das temperaturas frias no outono e no inverno: a intoxicação por monóxido de carbono em carros ou em ambientes fechados

Qual é a origem do monóxido de carbono?
Aquecedores são a principal causa de incidentes com CO. Também podem ocorrer a partir de calefadores de água quente, fogões a gás a carvão, secadores a gás, churrasqueiras a gás, lareiras, carros ligados em ambientes fechados como garagens, cortadores de grama, geradores que funcionam em garagem mesmo que tenham a porta aberta. Um grande número de incidentes com CO acontece entre os meses de novembro e fevereiro das 5 PM às 10 AM. É neste período que a maioria dos equipamentos de aquecimento está sendo usada, principalmente nas casas e residências.

O monóxido de carbono é perigoso?
O monóxido de carbono é conhecido como o ‘Assassino Invisível’, porque é um gás venenoso que não tem cor, sabor ou odor. Sua inalação faz com que as pessoas tenham náuseas, tonturas, dor de cabeça e sinta-se cansadas como se estivessem gripadas. O CO remove o oxigênio da corrente sanguínea lentamente provocando o sufocamento e envenenando o corpo.

Todos os anos, principalmente durante o inverno são milhares de casos de intoxicação por CO e a partir de março de 2006, tornou-se obrigatório no Estado de Massachusetts a instalação em todas as residências de alarmes e detectores de monóxido de carbono. A expectativa de vida destes alarmes é de 5 a 7 anos, dependendo da marca e do modelo e precisam ser substituídos e é responsabilidade dos proprietários.

O que você deve saber sobre o monóxido de carbono
– Monóxido de carbono (CO) é um gás tóxico que resulta da queima de combustíveis como a gasolina, a lenha e o carvão;
– Ele não tem cheiro, cor nem sabor;
– Ele é tóxico e pode matar;
– Para prevenir a exposição ao CO;
– Nunca deixe o carro em funcionamento dentro da garagem;
– Nunca deixe crianças ou animais dentro de um veículo em funcionamento;
– Depois de nevascas e tempestades certifique-se que o cano de escapamento esteja desimpedido e desobstruído;
– Nunca durma dentro de um veículo em funcionamento.

Verifique regularmente as saídas de gases do sistema de aquecimento na sua casa, a fim de ter certeza de que as mesmas não estejam bloqueadas por neve ou qualquer objeto.
Toda casa deve ter detectores de monóxido de carbono. Em Massachusetts, é responsabilidade do proprietário do imóvel instalar e manter os detectores em casas e apartamentos alugados. Para saber mais sobre monóxido de carbono clique aqui.

Imagem meramente ilustrativa

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros