CARTA sobre possíveis mudanças em registros de carros provoca apreensão

0
10025
Carta que circula e que foi enviada por WhatsApp
sem que seja possível confirmar sua veracidade

A reportagem do blog recebeu a cópia de uma carta que teria sido supostamente enviada pelo Registry Of Motor Vehicles de Massachusetts para diversas pessoas informando sobre uma suposta mudança nas regras de registros e transferências de placas em veículos e trailers, a partir do dia 26 de março.

Intitulada ‘Sample Registration Lawful Presence Requirement Letter’, a carta diz que para se registrar, transferir e renovar a registration a partir de março de 2018, será necessário a comprovação de status legal nos Estados Unidos.

Em uma gravação que circula no WhatsApp, um brasileiro não identificado diz que a agência que ele trabalha recebeu um e-mail com as informações da carta. Porém, nenhum dos donos de agências de seguros que trabalham com a comunidade brasileira receberam a tal carta, e tampouco sabem da existência dela. Ou este brasileiro tem informações privilegiadas ou está mentindo.

Só que não há no fim de semana como comprovar a veracidade da tal carta e tampouco se ela foi de fato emitida pela RMV. A reportagem do blog conversou com diversos empresários brasileiros que são donos de agências de seguro e todos disseram desconhecer a origem da correspondência.

“Não posso afirmar que (a carta) seja falsa, e muito menos que seja verdadeira. Somente na segunda-feira, 19, é que será possível comprovar que é de boa origem ou não”, disse um deles. Para aumentar ainda mais a tensão, a RMV estará fechada entre os dias 23-24 de março, quando será implantada uma nova tecnologia e entre os dias 22-26 de março todos os serviços online estarão indisponíveis.

Uma pesquisa no site da RMV e do Governo de Massachusetts, não informa se a exigência faz ou não parte do pacote do REAL ID que será implantado no Estado a partir do dia 26 de março.

Não há nenhuma alusão a este fato – de que será necessária a comprovação de status legal para o registro, renovação e transferência de veículos publicada no site oficial da Massachusetts Registry of Motor Vehicles, até a manhã deste sábado, quando esta reportagem foi publicada.

Em um comunicado datado do dia 9 de março, o último emitido pelo departamento de Marketing e Comunicação do MassDOT, cita somente o seguinte:
“Getting or Renewing a Driver’s License, ID Card or Learner’s Permit?
Massachusetts RMV Announces New Requirements:
Lawful Presence and REAL ID”, sem qualquer alusão a uma possível mudança concernente a registros, renovações e transferências de veículos novos e usados.

“Temos que esperar a confirmação de que esta carta seja verdadeira ou falsa, e chama a atenção a palavra ’Sample’ – de exemplo, no cabeçalho da carta. Só por isto já é possível coloca-la em dúvida”, disse o dono de uma agência de seguros que atende a comunidade brasileira há muitos anos. “Mantenham a calma até que tudo seja esclarecido”, finalizou.

Tão logo aja notícias da veracidade ou não da carta, uma nova reportagem será publicada. Portanto, o que continua valendo é a implantação do REAL ID a partir do dia 26 de março, conforme foi publicado aqui. Para ler a página da Massachusetts RMV em português com informações clique aqui.

Fotos: Jehozadak Pereira/MundoYes.com

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros