Thanksgiving Day: um símbolo de acolhimento e tolerância

Peregrinos europeus aportaram em Plymouth em novembro de 1620

0
168
Plymouth Rock. Foto: Jehozadak Pereira
Réplica do Mayflower. Foto: Jehozadak Pereira

O Mayflower navegou por 65 dias até que chegasse no Cape Cod, no dia 19 de novembro de 1620, mas foram impedidos de aportar, e então rumaram para Plymouth, onde finalmente em 21 de dezembro do mesmo ano, os puritanos puderam desembarcar e formar o primeiro assentamento europeu em New England. O grupo deixou a Europa, afastando-se da igreja de Scrooby em Nottinghamshire, na Inglaterra, onde sentiam-se deslocados numa estrutura religiosa que não pretendia, aos olhos deles, terminar o trabalho iniciado na reforma protestante.

Eles, que ao contrário pretendiam ter uma vida exclusivamente baseada nos preceitos bíblicos, partiram para Amsterdã, em 1608. Em 1617, desanimados e abatidos por dificuldades econômicas e pela falta de adaptação aos costumes locais, decidiram emigrar para a América do Norte, naquela época muito mais distante e longínqua.

Em 16 de setembro de 1620, uma pequena colônia de puritanos, composta de 102 pessoas, iniciou a histórica viagem para o Novo Mundo, como a América era chamada então. Doze membros da igreja em Scrooby faziam parte do grupo pioneiro a vir para a América.

O primeiro chefe deste grupo em Plymouth foi John Carver, que ao morrer foi substituído por William Bradford, que ocupou o posto por mais de 30 anos. O livro Of Plymouth Plantation, um clássico, retrata as qualidades e os valores do pequeno grupo de puritanos. Uma das lutas e ideais de Bradford era manter seu grupo afastado das comunidades vizinhas e das suas influências, que ele julgava perniciosas.

O inverno rigoroso, as dificuldades de adaptação ao novo lugar, e a falta de experiência com o trabalho na lavoura, fizeram com que metade da colônia não sobrevivesse. Os puritanos foram ajudados pelos índios que lhes ensinaram como cultivar a terra, a pescar e a caçar.

Em 22 de março de 1621, Bradford assinou com o índio Massasoit um tratado de paz que nunca foi quebrado. Na colheita daquele ano, no outono, os sobreviventes fizeram uma grande festa para agradecer a Deus e os índios foram os convidados de honra; a partir daí, reuniam-se anualmente para celebrar um dia de gratidão a Deus. Sob as mesas havia alimentos tirados da lavoura e aves – como o peru selvagem – abundantes nas matas locais.

Nos anos seguintes, a data sempre foi comemorada. Até que em 1789, o presidente George Washington assinou um decreto determinando que o Thanksgiving Day fosse sempre no dia 26 de novembro. Em 1939, o Congresso americano determinou que a data fosse comemorada na quinta-feira da quarta semana de novembro.

A data é tradicionalmente marcada como um dia de reunião familiar complementada por jantares. Muitas pessoas tiram o dia para reflexões religiosas e orações. É um dos feriados americanos onde tudo para literalmente.

O prato principal é o turkey – o peru. Em Massachusetts, ele é caçado nas matas onde prolifera em abundância. Tradicionalmente todas as propagandas natalinas começam depois do Thanksgiving Day, sem contar as liquidações que o comércio faz nos dias seguintes ao feriado como a famosa e concorrida Black Friday.

Prestação de serviço
Visite o Plymouth Plantation, sítio histórico ambientado no século 17, e também a réplica do Mayflower. Não deixe de ir conhecer a história dos puritanos no Plymouth National Wax Museum e saiba mais da história dos peregrinos, com luzes, sons e animação, e como eram as primeiras celebrações do Thanksgiving Day.
137 Warren Avenue, Plymouth, MA
508.746-1622
Para saber as programações e os horários clique aqui.

 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros