S.O.S. Gabriel Machado

0
1633
Gabriel Machado 2
Gabriel é totalmente dependente dos pais e vai iniciar tratamento no Mass General Hospital em Boston. Fotos: Arquivo da família

Gabriel Machado tem sete anos e meio de idade e foi acometido de paralisia cerebral ao nascer prematuro e com sofrimento fetal. Aos dois anos, Gabriel, o Biel, sofreu uma convulsão e ao ser socorrido não recebeu tratamento adequado num hospital brasileiro, o que provocou sequelas que afetaram os seus movimentos e coordenação motora. Como consequência, Gabriel não tem postura de tronco, não caminha, não fala, sofre convulsões frequentes e é totalmente dependente de seus pais, Jefferson e Perla. Biel nunca teve um acompanhamento adequado no Brasil e por conta disto a família decidiu vir para os Estados Unidos em busca de tratamento adequado.

A vinda para os Estados Unidos foi decidida em outubro de 2014 e foi possível através da First Hand Foundation. Parte dos custos será particular e parte de outros meios, sendo que os custos ainda não estão definidos. No Brasil a família gasta em média R$ 1.700 mensais com remédios.

Por conta disto, Gabriel passou por uma consulta dia 13 de janeiro no Massachusetts General Hospital, com um neurologista pediátrico sendo que atualmente ele toma cinco remédios anti-convulsivos e mais um em caso de crise convulsiva emergencial.

“Na consulta o médico disser que vai fazer os exames e tirar os medicamentos que possivelmente atrapalham o desenvolvimento do Gabriel. Numa segunda etapa vai alterar as dosagens dos medicamentos, e possivelmente ele avaliou que o menino tem sobredose de remédios e introduzir uma dieta desenvolvida pelo próprio médico. Se nada disto solucionar o caso dele, não está descartada uma cirurgia cerebral para eliminar o foco da convulsão, possivelmente dentro de dois anos”, disse Jefferson Machado. Até a primeira quinzena de fevereiro estarão vindo para Boston. No Brasil os médicos avaliaram que Gabriel não terá chance de melhora e já passou por diversos centros médicos como o Sarah Kubitscheck de Belo Horizonte, Salvador e Brasília além da AACD em São Paulo.

Uma feijoada beneficente está sendo organizada para ajudar a família de Gabriel na mudança para Massachusetts onde terão de alugar uma casa, comprar um carro para locomoção para o tratamento do garoto.

Jefferson Machado é capitão do Exército baseado em Manaus e está nos Estados Unidos por conta de uma licença para tratamento do filho. Perla Machado também é militar do Exército e teve que retornar ao Brasil porque não conseguiu licença e deve retornar aos Estados Unidos tão logo seja possível. Jefferson, Gabriel e uma filha do casal estão na Flórida, hospedados no Ronald McDonald House.

Em Massachusetts, a família Machado estão sendo ajudados e auxiliados por Lidia Souza e Marcia Previatti. Lidia e Marcia estão organizando uma feijoada no próximo domingo para levantar fundos para a família de Gabriel.

Uma conta poupança foi aberta em nome de Gabriel Machado no Bank of America – Savings Account 8980-6986-7959 para quem quiser depositar qualquer importância.

Prestação de serviço
Feijoada beneficente em prol do Gabriel
Domingo, 25 de janeiro a partir das 12 PM
US$ 12 com refrigerante incluido
Para reservas e pedidos:
617.938-0506 – Lidia
508.982-1626 – Marcia
774.240-5698 – Cida
Clube Luis de Camões
76 Porter Street
Sthougton, MA

Para mais informações sobre Gabriel Machado, o Biel acesse a página no Facebook

Publicado originalmente no Jornal dos Sports USA

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros