Covid-19: variante Kraken se espalha pelos EUA

A variante XBB.1.5, já foi detectada em 29 países

0
192
A variante XBB.1.5, a Kraken deriva da Ômicron

A nova variante XBB.1.5, apelidada de Kraken, uma derivada da Ômicron, está se espalhando muito rapidamente pelos Estados Unidos e isto foi motivo de um alerta do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), na quinta-feira, 5, pois representa cerca de 40% dos casos de Covid-19 no país – na semana anterior era 20% dos casos. A XBB.1.5 foi apelidada de Kraken que é um monstro marinho que é personagem da mitologia escandinava.

Na região de New York, a Kraken representa 75% das infecções registradas. De acordo com o CDC, a sub-variante pode ser mais transmissível do que as variantes já registradas, contudo desconhecem se ela pode ter efeitos mais graves. Ainda de acordo com as autoridades, a Kraken pode tornar mais difícil neutralizar os anticorpos das vacinas disponíveis. Hospitais americanos registraram um aumento nas internações no mês de dezembro.

Desde que a Krajen foi detectada nos Estados Unidos, os números de internações em UTI dobrou e também houve um aumento dos óbitos, embora os casos não cresçam na mesma proporção.

Segundo Maria Van Kerkove, epidemiologista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que a XBB.1.5 é a versão mais transmissível da Covid-19 já identificada, e já foi detectada em 29 países e sua alta transmissibilidade é em função do acúmulo de mutações, especialmente na proteína S, que é o forma como o coronavírus para invadir células humanas e que mais ondas da doença são esperadas no mundo.

As autoridades sanitárias recomendam que as pessoas atualizem suas vacinações, inclusive com a aplicação da vacina bivalente, busquem fazer testagem, que que os sintomas sejam brandos e se isolar se for diagnosticado com a Covid-19 ou uma das suas variantes.

Em Massachusetts encontre um local de vacinação perto de você. Em outro estado americano, busque pelo seu ZIP code um local de vacinação conveniente.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros