Condenado por assassinato no Brasil, fugitivo é preso em Worcester, MA

Mais um brasileiro fugitivo que é preso nos EUA. A lista é longa...

0
11274
'Jacó' foi condenado a 15 anos de prisão por ser o mandante de um assassinato. Foto: ICE/ERO

O brasileiro Jaconias Rosa Pereira, 50 anos, o ‘Jacó’, foi preso na quarta-feira, 28, em Worcester, Massachusetts em uma operação de agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement’s (ICE) e do Enforcement and Removal Operations (ERO) de Boston, por ter sido condenado no Brasil por ter sido o mandante de um assassinato.

Jaconias teria entrado nos Estados Unidos ilegalmente em data e local desconhecidos das autoridades imigratórias e em 2022, o ERO foi notificado de que ele tem um mandado de prisão em aberto, pelo qual foi condenado a uma pena de 15 anos em regime fechado.

Rosa Pereira foi condenado em Açucena, Minas Gerais por homícidio qualificado cometido em setembro de 2016, por ser o mandante da morte de Alisson Ramos de Lima, baleado por Vanderlei Campos de Pinho, que teria recebido uma motocicleta em pagamento pelo crime. Na época do crime, Jaconias, já morava nos Estados Unidos, e o motivo foi que Alisson teria engravidado sua mulher. Preso, Vanderlei Campos de Pinho apontou ‘Jacó’, como o mandante da morte do seu rival.

Jaconias permanecerá em custódia do ICE, aguardando os procedimentos judiciais para a sua deportação para o Brasil, onde cumprirá a sua condenação.

No ano fiscal de 2021, o ERO prendeu 12.025 pessoas com condenações criminais agravadas. Os crimes associados a imigrantes presos no ano fiscal de 2021 incluíram 1.506 crimes relacionados a homicídios, 3.415 agressões sexuais, 19.549 agressões, 2.717 roubos e 1.063 sequestros.

Para denunciar alguém que tenha cometido um crime no Brasil e está escondido nos Estados Unidos, ligue para 866.347-2423 ou preencha um formulário online.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros