É impossível atualmente, andar pelas ruas da América onde moram algum imigrante que esteja indocumentado e não notar no rosto de cada um, o semblante de preocupação e apreensão com a tempestade que está se avizinhando ainda maior.
O motivo é verdadeira caçada humana ordenada pela presidência da república para que imigrantes indocumentados sejam localizados, detidos e deportados para os seus países, afinal a América deve ser exclusivamente dos americanos natos. Nada além disto, pensam alguns.
Entretanto, há de se concordar que qualquer um que tenha cometido crime na sua terra e tenha fugido para cá, ou aqueles que cometeram delitos em terras americanas devem ir embora.
Mas a pergunta que se faz é: e os pais de família, os trabalhadores honestos, os que somente se preocupam com suas vidas e querem viver em paz, que por causa do sistema imigratório que não lhes permite a dignidade de ter documentos legais?
Quanto o país ganharia por permitir (já que isto é um privilégio) a legalização e regularização de milhões de pessoas? O ganhar aqui é em termos econômicos mesmo, pois a arrecadação de impostos e taxas injetaria bilhões e até trilhões de dólares na economia americana. O que impede que isto aconteça?
Qual imigrante indocumentado que não pagaria o que lhe fosse cobrado, para que pudesse ir a um guichê da Imigração e aplicar para obter os seus documentos?
Porém, é de se notar que entre tantos, há os que não colaboram em nada para que isto aconteça. O que dizer dos motoristas que bebem e depois vão dirigir? E os que compram documentos falsos ou mentem para obter uma carteira de motorista, nos estados em que isto é possível?
E quem compra contas de aplicativos obtidas fraudulentamente com documentos e informações roubadas de seus verdadeiros donos? Se você é um destes, saiba que pode ser acusado de fraude e roubo de identidade entre outros crimes. Isto também se aplica a quem vende ou aluga impunemente contas fraudulentas nas redes sociais.
Mas o que mais se pergunta nestes dias difíceis de uma verdadeira caçada humana é como ficar incólume? Tenha fé em Deus. Não se meta em nenhuma confusão. Não abra a sua porta e nem responda a qualquer pergunta que possa comprometer o seu futuro. Tenha os seus documentos e de sua família em dia. Tenha ao alcance das suas mãos, o telefone de um advogado e de um contato de sua confiança. Se infelizmente você tiver que ir embora e tiver propriedades faça um documento que lhe garanta os direitos dos seus bens.
Você tem direito ao silêncio.
Você tem direitos, mesmo que isto não seja visível.
Ser indocumentado não torna ninguém um criminoso.
Outros imigrantes no passado passaram pelos mesmos medos e temores que milhões passam neste instante de instabilidade.
Como consolo, todos nós sabemos que as tempestades passam e no fim haverá paz e prosperidade para todos, pois por mais que alguns americanos odeiem imigrantes, os Estados Unidos precisam deles para poder continuar crescendo. Isto é um fato inegável e o passado é a garantia disto.
Políticos de qualquer tendência ou viés ideológico, logo serão ex-qualquer cargo e uns mais e outros menos se tornarão relevantes ou irrelevantes. A democracia é assim e sempre será, pois felizmente os mandatos são temporários e eles terão de ir embora…
Dias melhores virão. Esta é a certeza. Tenha fé e faça o bem. Sempre…