O que muda com a reforma da saúde

0
1761

A reforma da saúde trouxe muitas dúvidas para a população, principalmente na questão das coberturas a das suas aplicações. A reportagem do Jornal dos Sports traz nesta edição uma reportagem especial e para tanto buscou ouvir a irmã Elisete Signor que além do seu trabalho como missionária Scalabriniana desempenhando sua missão religiosa há 13 anos na região de Boston, vem desde 2006 se especializando em questões sociais em função das necessidade do trabalho no Centro Scalabrini em Everett que atende pessoas de várias regiões do Estado de Massachusetts, inclusive não brasileiros, nos últimos tempos aprofundou-se na área de seguros de saúde pública.

O estado de MA escolheu 10 organizações para serem os “navegators” – navegadores e o Joint Committee for Health Care in Everett, organização em que irmã Elisete Signor (foto) é voluntária é uma destas organizações. A MAPS também é uma das instituições certificadas como ‘Navegators” – a lista completa pode ser encontrada no www.mahealthconnector.org que tiveram nos meses de agosto e setembro treinamentos a nível estadual com mais de 40 horas para que fossem certificadas como “Navegator” e poder orientar as pessoas no ACA – Affordable Care Act. As 10 instituições enviaram 58 pessoas que são os “individuals navegator” certificados no estado de Massachusetts, entre elas a Irmã Elisete Signor que respondeu as seguintes perguntas:

O que são os navegadores?

São pessoas certificadas que não podem cobrar pelo serviço e têm condições de ajudar as pessoas a “navegar” pelo sistema desde a criação um e-mail até concluir o seu seguro de saúde sem interferir na escolha do mesmo. Em várias clínicas e hospitais existem também os (CACs) “Certified Application Counselors” que numa tradução livre são os conselheiros certificados que também tiveram treinamento e são capazes de ajudar com orientações básicas e responder questões gerais de seguro de saúde bem como orientar onde buscar ajuda para registrar-se.

O que mudou nos planos de saúde?

O estado de Massachusetts desde 2006 tem seu Plano Estadual de Saúde, o Masshealth e muitas pessoas acham que Masshealth é nome de seguro; na verdade é numa tradução livre “Saúde em MA” – Saúde Pública. Exemplo: uma pessoa pode ter o plano Standart, o Limited, o Family, o Essential e o Basic. Não sei se todos de verdade sabem como está organizado o Plano Público de Saúde no Estado hoje. Sem saber isto ficará até difícil entender o ACA – Affordable Care Act mais conhecido como “Obama Care”. O ACA foi assinado em 23 de março de 2010 e tem entre 1 de outubro até 31 de dezembro de 2013 o período de transição para implementação do Obama Care. Todos deverão estar atentos pois 300 mil pessoas no estado já começaram a receber cartas e deverão agir rápido antes de perder o seguro já existente, são os cidadãos e portadores de Green Card. Estes poderão escolher entre fazer este registro por telefone ou criar sua conta eletrônica e desde sua casa registrar-se, escolher o melhor plano e fazer pagamentos, (usando o mesmo processo de contas bancárias ou comprar pela internet). Cerca de 1 milhão de pessoas continuarão no sistema estadual de saúde e estes não necessitam registrar-se.

O que mudou para indocumentados?

Nada. Felizmente o governo estadual irá assegurar a cobertura para toda a população com ganho de até 133% do FPL (Nível Federal de pobreza). Minha sugestão é que todos que tiverem dúvidas procurem ajuda especialmente para saber se está com seu seguro em dia, verificar seu endereço e como opção ver seu FPL.

O que mudou para quem tem green card e é naturalizado?

Todos podiam tentar o seguro de saúde em Massachusetts, mas somente qualificavam e podiam obter benefícios os que tinham um ganho de até 300% no FPL. Com o Obama Care este índice subiu para até 400% do FPL.

O que será melhor e mais adequado então?

Registro online no portal do Health Connector, pois ajuda a pagar seu seguro até 400% FPL.

A cobertura da saúde é obrigatória para todos?

Sim para todos. Os que tem documentos deverão ter seguro (particular ou através do HealthConnector.org) ou os que não qualificavam por terem uma entrega acima dos 300% FPL. Os que possuem um ganho de até 133% ficarão com o seguro estadual. Todos deverão ter o seguro pois o Obama Care e imposto de renda caminharão juntos.

Quais são as modalidades de seguro?

Continuará o Masshealth para certos indivíduos que devem ficar atentos pois o Masshealth também enviará cartas e formulários. No portal mahealthconnector.org para aqueles que tem ganho maior de 133% FPL e neste portal oferece também opção para os que tem um ganho maior que 400% FPL e que venham comprar seu seguro que poderá ser escolhido entre Bronze, Silver, Gold ou Platinum.

O que muda para quem tinha plano de saúde em Massachusetts?

O estado de Massachusetts foi pioneiro em ter um seguro de saúde para toda a população. Outros estados não tinham este benefício. O estado de Massachusetts continuará a assegurar aos habitantes de até 133% FPL e para algumas categorias de pessoas e os que não têm documentos continuarão com o benefício do Health Safety Net (mais conhecido como Free Care).

Quais são os tipos de seguros do ACA em Massachusetts?

– MassHealth

– Standard

– CommonHealth

– CarePlus

– Family Assistance

– Small Business Employee Premium Assistance

– Limited

– CMSP

– Health Connector

– Qualified Health Plan (QHP)

– QHP with Premium Tax Credit (PTC)

– ConnectorCare plans (QHPs which include additional premium and cost sharing subsidies)

– Health Safety Net

Existe uma cartilha em português online ou impressa? Onde encontrar?

No portal mahealthconnector.org tem em inglês, espanhol e chinês. Na linha direta por telefone tem mais de 40 idiomas incluindo português. Nas 10 organizações registradas como Navegadores estrategicamente escolhidas por regiões (Leste, Oeste, Sul, Norte e Centro do estado cuja lista pode ser vista no portal mahealthconnector.org e todas as organizações possuem pessoas que falam português.

“Em síntese haverá três formas de registrar-se.

– Por telefone na linha direta no número 1-877-623-6765

– Pessoalmente nos dois escritórios do Massachusetts Health Connector, 133 Portland Street, 1st Floor, Boston, MA 02114-1707 e Massachusetts Health Connector, 146 Main Street, Suite 201/202, Worcester, MA 01608

– Ou no portal mahealhconnector.org.

Os navegadores podem ajudar mas não podem fazê-lo por você. O navegador, navegará com você no sistema. Ajudará a criar um e-mail, senha e ajudará na compreensão do idioma. Se você optar em procurar uma das 10 organizações lembre de ter consigo todos os documentos. Passaporte, green card, cartão do seguro social de todos os membros da família e imposto de renda. O slogan em inglês é de difícil tradução para “No Wrong Door”, algo como “Não há opção errada” o quer dizer que todos independentemente do status migratório poderão navegar no mahealthconnector.org, se registrar no portal online e o próprio sistema irá dar seu FBL (Nível Federal de Pobreza) e irá direcionar você para a porta correta; a porta do Seguro Federal (Obama Care) no Sistema do Masshealth de MA ou no Health Safety Net (Free Care). Para continuar com os benefícios é importante  sempre manter seus endereços atualizados, prestar atenção nas correspondências vindas do Masshealth do HealthConnector, pois novos formulários, avisos e cartas irão chegar no endereço que você fornecer seja e-mail ou caixa de correio”, finaliza a irmã Elisete Signor.

Publicado originalmente no JornaldosSportsUSA.com escrita por Raphaela Machado

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros