CBF terá novas regras para o VAR no Brasileirão 2023

Botafogo continua fazendo a sua torcida sofrer com o futebol do time

0
202
Uma das modificações será nas linhas de impedimento. Foto: Rodrigo Ferreira/CBF

1. No momento decisivo do Campeonato Paulista, o impecável Palmeiras proporcionou um ‘show de horrores’ diante do Água Santa na primeira partida da decisão do título de 2023. Talvez tenha sido a pior atuação da defesa palmeirense desde a chegada de Abel Ferreira ao clube. A vitória do Água Santa foi justa e se fosse por um placar maior não causaria espanto. O técnico Abel Ferreira reclamou ‘mais do que filho de pobre na chuva’ e foi duro com todo o elenco. A conferir a atuação do Palmeiras no jogo decisivo em casa.

2. Depois de perder quatro títulos seguidos em menos de três meses, o treinador Victor Pereira, já colocou uma mão na taça de campeão carioca 2023 ao derrotar o Fluminense por 2×0. No jogo de volta o Fluminense precisa vencer por três gols de diferença para ser campeão ou dois gols de diferença para levar a partida para os pênaltis. O Dinizismo cantado em verso e prosa por alguns comentaristas esportivos só rendeu ate hoje a Fernando Diniz uma Taça Guanabara e pelo andar da carruagem por ora, parece que vai ficar só com isso.

3. Para assistir um jogo do Botafogo não basta ser botafoguense, é preciso ter paciência e boa vontade. Que o time não está em condições de disputar um Campeonato Brasileiro com chances de permanecer na Série A é público e notório. O time não consegue jogar bem, nem contra times inferiores a ele. O Botafogo na disputa pela quinta vaga carioca na Copa do Brasil 2024, eliminou a Portuguesa Carioca, com dificuldades, inclusive com uma derrota e agora luta às duras penas contra o Audax Carioca, pra assegurar a vaga. Independente da baixa qualidade do elenco, o treinador Luis Castro há a um ano a frente do clube, já mostrou que não consegue encontrar um esquema tático para essa equipe. Já passou da hora de sair.

4. A CBF promete algumas mudanças na arbitragem para o Campeonato Brasileiro 2023. Os árbitros farão a comunicação em áudio e vídeo para todo o estádio, após a revisão do VAR. Outra mudança significativa será quando as cores da linha de impedimento uma sobrepuser a outra, a vantagem será para o ataque. Os juízes devem contar todas as paralisações e coloca-las nos acréscimos. Teremos acréscimos maiores do que os vistos normalmente. Não será permitido aquele ajuntamento de jogadores aquecendo junto as linhas de fundo e linhas laterais. Os juízes estão orientados para quando se dirigirem ao VAR, distribuir cartão amarelo para aqueles ‘malas’ que vão correndo atrás deles em direção ao VAR.

5. As medidas eram necessárias, mas eu quero saber até qual rodada os juízes vão proceder dessa maneira. Na minha opinião não vai durar muitas rodadas para os árbitros relaxarem em algumas dessas orientações.

6. As federações estaduais insistem nos esvaziados campeonatos regionais, aliás, e o que mantém financeiramente estas entidades, pois ainda conseguem arrancar um troco das emissoras de TV. Para esses presidentes, os campeonatos estaduais geridos por eles são mais importantes do que qualquer outra competição. Com a milionária Copa Libertadores, cada ano mais competitiva, os estaduais são um pedra na preparação e na participação dos principais clubes brasileiros na competição. No entender desses presidentes a CBF e a Conmebol é que tem que acertar as datas de suas competições de acordo com as datas deles. Flamengo e Palmeiras, vítimas desses senhores são obrigados a começar a Libertadores com times mesclados de reservas e a molecada do sub-20. Isso não explica as derrotas de Flamengo e Palmeiras na estreia mas justifica.

7. O Fluminense em meio a disputa das finais do Campeonato Carioca, estreou na Libertadores, na cidade de Lima, contra o Sporting Cristal com seu time titular. Nesse domingo decide o título com o Flamengo, necessitando vencer por três gols de diferença para ser campeão. Para alguns tricolores é um sinal de que Fernando Diniz não acredita que possa vencer o Flamengo por essa diferença, abandonou o Carioca e já mergulhou de cabeça na Libertadores.

8. Pouca gente tem percebido o trabalho que vem sendo feito no América-MG. Estabilizado na Série A, o clube vem se destacando também nas divisões de base com bons resultados nos campeonatos brasileiros, sub-17 e sub-20. Na estreia na Sul-Americana 2023 o Coelho goleou o Peñarol do Uruguai por 4×0, no Estádio Independência. Parece que Wagner Mancini nasceu pra ser treinador do América-MG.

Carlo Ancelotti: vem ou não vem para a seleção? Foto: RMCF

9. Já está na hora do presidente da CBF abrir o jogo e revelar quem realmente será o treinador da seleção brasileira. Imprensa e torcida já estão cansadas desse jogo de gato x rato entre CBF e o italiano Carlo Ancelotti. A CBF não diz nada de concreto e Ancelotti parece saber dessa estória apenas pela imprensa.

10. Jurgen Klopp, treinador do Liverpool e enfrentando momento difícil no clube, comentou em mensagem a Lucas Leiva, que ele faria sucesso como treinador, mas ressaltou que não deveria ser no Brasil, onde “eles trocam de treinador com mais freqüência, do que as pessoas trocam suas roupas íntimas”.

Alfredo Melo

Alfredo Melo é uma enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior...