Border Patrol prende brasileiros que chegaram ilegalmente pelo mar em Fort Lauderdale

Dois brasileiros estão entre os presos pela Border Patrol em Fort Lauderdale, Flórida

1
1117
Embarcação que transportava 25 imigrantes desde as Bahamas. Foto: CBP

Agentes da U.S. Customs and Border Patrol (CBP), prenderam na terça-feira, 10, um grupo de 12 pessoas que tentavam entrar nos Estados Unidos, em um barco que havia partido das Bahamas em direção a Fort Lauderdale, Flórida. Na embarcação havia cerca de 25 pessoas, cuja maior parte se evadiu antes do barco tocar na praia.

De acordo com um comunicado do CBP, do grupo de 12 pessoas detidas, nove são haitianos, dois brasileiros e um das Bahamas. As identidades dos presos não foram divulgadas.

O caminho ou via das Bahamas é um dos mais utilizados por traficantes de pessoas que buscam entrar ilegalmente nos Estados Unidos, e por isso arriscam as suas vidas em embarcações precárias, balsas fabricadas de forma rudimentar e com materiais improvisados, ou então em embarcações com superlotação. 

A embarcação que foi apreendida na terça-feira, tem 12 metros de comprimento, e é considerada de pequeno porte.

Embora, o mar que costeia a Flórida seja extremamente vigiado, seja por aviões, drones ou embarcações da Guarda Costeira, Alfândega dos Estados Unidos ou do CBP, centenas de embarcações tentam burlar a vigilância das autoridades.

Em dezembro de 2021, a Embaixada do Brasil em Nassau, Bahamas, fez um alerta nas suas redes sociais, acerca dos riscos da travessia, seja por terra, seja por mar. Um dos itens que chama a atenção é o alerta por morte por fadiga, afogamento, desnutrição, violência física, etc.

Outros alertas são para detenções prolongadas; desaparecimentos; perda de contato com a família; falta de água e de comida; exploração por coiotes e aliciamento por traficantes de pessoas; violações de direitos humanos; deterioração da saúde física e mental.

Ainda de acordo com a Embaixada há um grupo de brasileiros desaparecidos desde 2021, quando tentavam cruzar o mar em direção à fronteira sul dos Estados Unidos.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros

1 COMMENT

  1. Que triste cada dia q passa mais desesperados tentam achar soluções para seus problemas e mais bandidos usam estas necessidades para tirar vantagem da tristeza de outros, e entrar ilegalmente aqui🤦‍♀️ Prejudicando
    a vida daqueles que lutam aqui com seriedade e honestidade.

Comments are closed.