Cuidados com a saúde no inverno

0
1086

Começou no dia 21 de dezembro, o inverno no Hemisfério Norte e alguns cuidados são necessários pois as temperaturas estão muito baixas e os ventos frios costumam trazer gripes e resfriados. Uma boa dica é se preparar para o inverno a partir do outono, principalmente nos cuidados com a pele e com a gripes muito comuns nesta época do ano.
Cuidados especiais
Evite
– Permanecer em lugares úmidos e fechados
– Lidar com papéis, livros e outros objetos que ficaram guardados por muito tempo, devido ao acúmulo de poeira
Para se manter saudável e evitar problemas durante o outono e inverno usar creme hidratante para a pele e evitar confinamentos, proteção corpórea contra baixas temperaturas e manter a pele integra, e se possível utilizar humidificador nos ambientes
Outro problema decorrente do clima frio e seco que costuma acontecer no fim do outono e no inverno, principalmente nas cidades mais industrializadas, é o acúmulo de poluentes no ar. A poluição é um fator agravante para os alérgicos, o excesso de partículas suspensas no ar pode causar sérios problemas para aqueles que já são pré-dispostos, e que tenham algum tipo de alergia
A alimentação também merece cuidados. Durante o inverno, em função do frio e do inevitável aumento do gasto energético, em decência da manutenção da temperatura corpórea, é imprescindível que a ingestão de alimentos seja moderada e que se tome muito cuidado com alimentos muito calóricos e no aumento da deglutição. O consumo de líquidos deve ocorrem na mesma freqüência que ocorre no verão, pois o corpo deve sempre estar hidratado.
Cuidados com crianças e idosos devem ser tomados cuidados com lugares fechados pela facilidade de doenças respiratórias, e em relação aos idosos o aquecimento é imprescindível, devido a doenças circulatórias e a manter-se sempre agasalhado por causa da oxigenação nas extremidades.
Gripe e resfriado
Algumas pessoas confundem os sintomas da gripe e do resfriado comum, achando até que são a mesma coisa.
Gripe (Influenza)
É uma doença grave, fundamentalmente pulmonar, caracterizada por forte dor muscular, tosse incômoda e até falta de ar.
A Influenza tem uma vacina muito efetiva que deve ser usada, anualmente, em todas as pessoas que trabalham em hospitais ou têm doenças pulmonares ou crônicas, ou simplesmente tenham mais de 60 anos.
Resfriado comum
Muito frequente, é uma doença que tem como sintomas, coriza, febre não muito alta, dores musculares, perda de apetite e indisposição moderadas.
Dicas
Tosse, coriza, obstrução nasal, expectoração, febre, mal-estar geral e falta de apetite são sintomas das doenças de inverno. Para preveni-las, algumas medidas devem ser tomadas.
– Manter o ambiente limpo e ventilado
– Evitar grandes aglomerações em época de epidemia de doença transmitida por via respiratória
– Ter uma alimentação saudável
– Ingerir muito líquido
– Evitar o contato com o cigarro em ambientes fechados
– Para remover o pó dos móveis, as vassouras e espanadores devem ser substituídos por panos úmidos.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros